Com o aumento da temperatura nessa época do ano, também há um aumento importante nos casos de uma das doenças que mais afetam a saúde feminina, a candidíase. Em resumo, trata-se de uma infecção localizada nas regiões da vulva e da vagina, causada por um fungo, em geral a Cândida Albicans.
O calor causa a alteração da acidez da vagina, redução dos bacilos de defesa da flora de proteção, facilitando assim a proliferação da doença.

Sintomas como: Inchaço, coceira, inflamação vulvar e vaginal, além da secreção esbranquiçada e densa, são característicos da infecção.
Além de manter tudo limpinho, é necessário tomar alguns cuidados extras.
Dicas para evitar infecções por fungos:
- Mantenha a área vaginal limpa com água e sabão neutro.
- Após ir ao banheiro, limpe da frente para trás para evitar espalhar bactérias.
- Use roupas íntimas de algodão para manter a região seca.
- Evite roupas justas como meia-calças e jeans apertados.
- Troque o maiô ou biquíni molhado logo após usar.
- Troque absorventes regularmente.
- Evite desodorantes ou perfumes na região vaginal.
A alimentação também pode ajudar a prevenir infecções. Alimentos como óleo de coco, probióticos e uma dieta com baixo teor de açúcar podem ser aliados. O óleo de coco tem substâncias que combatem fungos, enquanto os probióticos, encontrados em iogurte, por exemplo, ajudam a equilibrar as bactérias boas no intestino.

Lembre-se de procurar orientação profissional para o uso adequado de probióticos, já que cada caso é único. Ah, e moderar o consumo de leites e derivados pode ser bom, especialmente se você for intolerante.
Fique bem e aproveite o verão com saúde!