Cristina Cavaleiro\Da Redação
Uma operação integrada de combate à extração ilegal de minério foi realizada no município de Carlinda, no norte de Mato Grosso, entre os dias 18 e 23 deste mês. Durante a ação, equipes da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), com o apoio da Gerência de Operações Especiais da Polícia Civil, fiscalizaram oito garimpos na região. A operação identificou que parte desses garimpos funcionava sem a devida licença para a extração mineral.
![](https://elahoje.com/wp-content/uploads/2024/11/WhatsApp-Image-2024-11-25-at-09.46.11.jpg)
A fiscalização foi realizada com base em alertas gerados por imagens de satélite de alta resolução, que indicaram alterações não autorizadas em áreas de vegetação nativa ou em regeneração. Essas imagens, somadas ao banco de dados do órgão ambiental, permitiram a identificação precisa dos locais com indícios de crimes ambientais.
Nos garimpos fiscalizados, foi apreendido um motor estacionário com motobomba, utilizado para a extração do minério. Além disso, as equipes constataram que a atividade garimpeira causou danos significativos a áreas de preservação permanente e o descumprimento de embargos previamente impostos. Também foi identificado um empreendimento licenciado, mas que não cumpria todas as condicionantes da sua Licença de Operação.
Como resultado da operação, foram emitidos oito relatórios técnicos, seis autuações, duas notificações, quatro embargos, além de um termo de apreensão e um termo de inutilização e destruição de equipamentos utilizados no crime ambiental. A operação teve o objetivo de monitorar e fiscalizar mudanças na vegetação, promover o embargo de áreas ilegais, apreender e remover maquinários e garantir a responsabilização administrativa, civil e criminal dos infratores.
A ação foi conduzida pela Coordenadoria de Fiscalização de Empreendimentos da Sema, que visa coibir crimes ambientais no Estado e garantir a proteção dos recursos naturais, assegurando o cumprimento das leis ambientais e o combate à degradação provocada pela atividade garimpeira ilegal.