27 de abr de 2025
20:37

“Escola estadual de Nova Monte Verde lança projeto para recuperação de nascentes”

Da redação

A comunidade da Escola Estadual Professora Neide Enara Sima, localizada em Nova Monte Verde (a 944 km de Cuiabá), desenvolveu o projeto “Adote uma Nascente – Águas do Futuro”, com o objetivo de recuperar as nascentes de rios e córregos da região.

Criado em 2024, o projeto foi elaborado de maneira interdisciplinar nas disciplinas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Seu principal propósito é identificar e analisar as fontes de impacto ambiental nas nascentes tanto urbanas quanto rurais do município, em um raio de 10 quilômetros ao redor da escola.

“A escola não se limitou a identificar as áreas degradadas e criar um banco de dados. Com o apoio de 60 alunos do ensino fundamental e médio, começamos a recuperação da vegetação ciliar em todas as áreas incluídas no projeto. Já plantamos mais de 100 mudas de árvores, que estão crescendo de forma saudável. Em 2025, a meta é dobrar esse número”, explicou a coordenadora do projeto, professora Patrícia Inácio Passos.

A professora destacou também que a conscientização ambiental, iniciada com os 60 alunos participantes do projeto, agora alcança todos os 488 estudantes da escola. “Nossa meta para 2025 é envolver todas as turmas do ensino médio e expandir o projeto para as unidades anexas localizadas fora do perímetro urbano”, completou.

Para dar início à recuperação ambiental das nascentes, o projeto seguiu as orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com o apoio da gestão escolar, da coordenação pedagógica e dos outros professores.

“Estou vivendo uma experiência única, vendo na prática como podemos ajudar a natureza a se regenerar. Estamos deixando um impacto positivo e mostrando que atitudes simples, como plantar uma árvore, podem fazer a diferença para o equilíbrio ambiental”, comentou a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon, de 17 anos.

A aluna Lorena Colnaghi Bazani, de 18 anos, também refletiu sobre a importância do projeto, destacando que ele a ajudou a compreender melhor como a preservação das nascentes influencia diretamente o ambiente ao nosso redor.

“Participar dessa iniciativa foi algo transformador. Me senti privilegiada por fazer parte de um projeto tão relevante para o futuro de nossa cidade e do planeta. Cada árvore que plantamos representou um ato de esperança e compromisso com a sustentabilidade”, acrescentou a estudante Rafaela Rubi Moreira Marcon.

Para o diretor da escola, professor Valdinei de Oliveira Prado, essas ações são fundamentais para fomentar o protagonismo juvenil na resolução de questões ambientais, especialmente no que se refere à degradação das nascentes.

“Estamos proporcionando uma aprendizagem inovadora, que estimula o desenvolvimento das habilidades dos nossos jovens e contribui para a melhoria do contexto socioambiental em que vivem”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress