Da assessoria
A economia criativa está presente na CASACOR Mato Grosso 2024 mediante parceria com o Sebrae e o resultado é uma loja onde nove artistas colocam toda a sua criatividade num ambiente assinado pelos arquitetos Ana Carolina Boabaid e Marcelo Epaminondas. Entre os trabalhos, a “Loja Casacor” celebra o artesanato e a arte indígenas ao colocar o trabalho do povo Umutina em evidência além artistas regionais.
Com uma fachada inspirada em uma oca indígena, o espaço resgata a riqueza da cerâmica e das fibras naturais, traduzindo a essência da arquitetura mato-grossense. No interior, estão expostas obras de nove artistas regionais, cuidadosamente selecionadas para contar histórias e representar a força da tradição aliada ao design contemporâneo.
“É um verdadeiro mergulho na riqueza da economia criativa de Mato Grosso”, explica Ana Carolina. “A parceria com o Sebrae foi fundamental para trazer esses artistas e suas criações para um contexto onde o artesanato é reconhecido como arte de alto nível”.
As peças expostas refletem o talento local e promovem o protagonismo de comunidades indígenas, contribuindo para a valorização e o fortalecimento do setor. “Nosso objetivo foi transformar o artesanato em arte reconhecida, mostrando que a cultura mato-grossense tem potencial econômico e estético para conquistar o mundo”, destaca Marcelo Epaminondas.
A parceria com o Sebrae também reforça a importância de fomentar a economia criativa, ampliando as oportunidades para artistas e artesãos do estado. A presença de materiais como cerâmica e fibras naturais, aliados a uma proposta arquitetônica autêntica, proporciona uma experiência imersiva aos visitantes.
A CASACOR Mato Grosso 2024 segue aberta ao público até 8 de dezembro, de terça a domingo das 15h às 22h, anexa à Arena Pantanal, em Cuiabá. Com ambientes que celebram a vida, o presente e as riquezas culturais do estado, o evento é um convite para explorar o melhor da arte, da arquitetura e do design mato-grossense. Ingressos e outras informações: @casacor_matogrosso2024