Da redação
Nesta quinta-feira, 21\11, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio do deputado Paulo Araújo (PP), realizou uma sessão especial de “Ação de Graças pelo retorno do Vinde e Vede na Arena Pantanal”. Durante a cerimônia, 131 pessoas, entre membros das dioceses e paróquias, foram homenageadas pelos serviços prestados ao maior evento católico da América Latina.
De acordo com o deputado Paulo Araújo, o Vinde e Vede, que ocorre há 37 anos, tem sido um alicerce espiritual fundamental, tocando o coração de milhares de fiéis e renovando a fé cristã durante o período do Carnaval.
![](https://elahoje.com/wp-content/uploads/2024/11/7cec4144a7d8784d542c605246fb7349673f68e55a3f0-1024x650.jpg)
“Hoje, reafirmamos nosso compromisso de garantir que a Arena Pantanal continue sendo o palco principal deste evento grandioso. Este espaço, que vai além de sua função física, deve continuar sendo um templo de acolhimento, celebrações e fé cristã”, declarou o deputado.
Ele também destacou que, além das Moções de Aplausos para 131 diocesanos e paroquianos, a sessão contou com homenagens a pessoas que se dedicam à evangelização em Mato Grosso, com a esperança de que esses indivíduos sigam inspirando gerações e promovendo valores cristãos como harmonia, compaixão e solidariedade.
Dom Mário Antônio, arcebispo de Cuiabá, foi agraciado com o título de cidadão mato-grossense, em reconhecimento à sua dedicação pastoral e ao compromisso com as causas sociais no estado.
“Este reconhecimento nos reforça a certeza de que nossa missão é divina, mas também profundamente humana, com impactos sociais, políticos e eclesiais”, afirmou Dom Mário Antônio, destacando que o Vinde e Vede leva esperança a todos, independentemente de sua religião.
Alessandra Briante, coordenadora da comissão do Vinde e Vede e integrante do Movimento Sacerdotal Mariano, ressaltou a importância do evento para a comunidade católica. “Este é o momento de nos apresentarmos como igreja, com louvor, adoração, missas e reflexões. Sentimos-nos prestigiados. As homenagens refletem o trabalho e o reconhecimento das pessoas que iniciaram esse movimento há 30 anos”, afirmou Alessandra.
Padre Tony Aparecido Moreira, da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, também se pronunciou: “É necessário agradecer. O trabalho de cada um é fundamental. As pessoas merecem esse reconhecimento e, como comunidade, é maravilhoso poder agradecer pelo bem que elas fazem.”
Sueli Sinai da Silva, responsável pela organização do Vinde e Vede desde o início e integrante da Paróquia Cristo Rei, em Várzea Grande, destacou as dificuldades superadas ao longo dos anos para garantir o sucesso do evento. “Antes não tínhamos muita estrutura, mas hoje organizamos facilmente o transporte para os fiéis. Este é um trabalho árduo e longo, mas com a graça de Deus, estamos felizes em ser reconhecidos pela nossa dedicação”, afirmou Sueli.
O Vinde e Vede, considerado o maior evento católico do Centro-Oeste, será realizado em 2025, nos dias 1, 2, 3 e 4 de março (feriado de Carnaval), na Arena Pantanal. O evento é organizado pela Arquidiocese de Cuiabá e envolve todas as paróquias da região.
O nome “Vinde e Vede” é uma passagem do Evangelho de João (1,38-39), que descreve um diálogo entre Jesus e seus futuros discípulos. Ao ser questionado sobre onde morava, Jesus responde: “Vinde e vede”. Este convite simboliza a busca por um encontro e a experiência de fé, que acompanha os cristãos até hoje.