Da Redação
O Aeroporto Marechal Rondon, situado em Várzea Grande, deu um passo decisivo nesta quarta-feira (27) para se tornar um ponto de conexão internacional. O superintendente regional da Receita Federal, Antônio Henrique Lindemberg Baltazar, assinou o ato de alfandegamento do aeroporto, o que permitirá que ele inicie, em breve, operações internacionais de passageiros e cargas. O ato será publicado amanhã no Diário Oficial da União.
Com a assinatura do documento, o aeroporto agora está mais perto de viabilizar voos internacionais, tanto para transporte de passageiros quanto de mercadorias. O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, celebrou o avanço, destacando a importância do processo para o desenvolvimento do estado: “Essa é mais uma vitória para que o nosso aeroporto possa receber voos internacionais. Somos um estado que faz negócios com todo o mundo e a internacionalização pode ampliar e facilitar o desenvolvimento de Mato Grosso”, afirmou.
O próximo passo, segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, será a análise pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Após a aprovação pela agência, o Aeroporto Marechal Rondon estará completamente preparado para realizar operações internacionais.
Miranda também ressaltou o potencial estratégico de Mato Grosso, que, devido à sua localização geográfica, se posiciona como um ponto chave na América do Sul. “A localização geográfica de Mato Grosso coloca o Estado como um ponto estratégico na América do Sul”, afirmou o secretário, enfatizando que a internacionalização do aeroporto pode transformar a região em um hub aeroviário, conectando o Brasil com outros países latino-americanos e, quem sabe, até encurtando rotas para os Estados Unidos.
A expectativa é de que essa modernização e internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon traga um impulso significativo ao turismo e à economia local, abrindo novas possibilidades de negócios e desenvolvimento para Mato Grosso nos próximos anos.