Da redação
A Prefeitura de Pontal do Araguaia, a 523 km de Cuiabá, que tem à frente o prefeito Aldecino Lopo (MDB), alcançou um novo recorde nacional no último sábado (14), durante o 4º Festival Regional do Pequi. A cidade, conhecida como a “Capital do Pequi”, agora ostenta o título do maior “panelaço de arroz carreteiro de pequi” do Brasil, com a confecção de 4,2 toneladas do prato típico em uma panela gigante.
A panela utilizada para preparar a iguaria tinha impressionantes 3,65 metros de diâmetro e 1 metro de altura, e o feito foi auditado por representantes do RankBrasil, empresa responsável por registrar e premiar recordes brasileiros. O evento, que celebrava a tradicional fruta do cerrado, foi organizado pelo prefeito Aldecino Lopo e sua equipe, que contaram com o apoio de colaboradores locais para a realização do recorde.
Além do gigantesco panelaço de arroz carreteiro de pequi, o festival também contou com uma série de atrações e competições inusitadas, como o torneio de roedores de pequi, o concurso do maior caroço de pequi e o desafio do maior pequi com casca. A programação cultural foi marcada pela apresentação do renomado grupo musical Tradição, que agitou o público presente com seu repertório de música regional.
O evento reforçou a importância do pequi para a cultura local e para a economia de Pontal do Araguaia, que, com o recorde, consolidou ainda mais sua reputação como o principal destino de amantes da fruta. O Festival Regional do Pequi se firma, assim, como uma das grandes celebrações da culinária e tradições do Mato Grosso.