16 de mar de 2025
09:59

Polícia Militar apreende mais de 3,3 toneladas de drogas e realiza mais de 2,8 mil abordagens em MT

Da redação

Desde o dia 25 de novembro, a Operação Tolerância Zero, promovida pela Polícia Militar de Mato Grosso, tem intensificado o combate ao crime organizado em todo o Estado. Com dados atualizados até a quinta-feira (12), a ação já resultou na apreensão de mais de 3,3 toneladas de drogas e na condução de 2.874 pessoas às delegacias.

Em entrevista, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Fernando Tinoco, destacou os resultados positivos da operação. “O resultado da operação demonstra a eficiência da nossa atuação no combate ao crime organizado, e é reflexo do comprometimento das nossas equipes, que agiram com inteligência, estratégia e dedicação”, afirmou. Tinoco também reforçou o compromisso da instituição em proteger a sociedade e manter a política de “tolerância zero à criminalidade”.

De acordo com a Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística da Polícia Militar, as ações da Operação Tolerância Zero já resultaram na prisão de 842 suspeitos em flagrante e 149 foragidos capturados com mandados judiciais. Durante o período de menos de três semanas, a PM também apreendeu 41 armas de fogo e 12 simulacros, além de recuperar 44 veículos roubados.

A operação integra o programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, lançado pelo Governo do Estado no dia 25 de novembro, com o objetivo de reforçar o policiamento nos 142 municípios de Mato Grosso. Para isso, mais de 1.300 militares e viaturas foram distribuídos estrategicamente em áreas de maior incidência de crimes, principalmente aqueles relacionados a organizações criminosas.

As ações contam com o apoio de diversas unidades especializadas da Polícia Militar, como o Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Móveis (Rotam), o Batalhão de Operações Especiais (Bope), o Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria), a Polícia Militar Rodoviária (BPMTran), a Polícia Militar Ambiental (BPMPA), além das forças da Força Tática e da Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).

Além da Operação Tolerância Zero, o programa Tolerância Zero ao Crime Organizado, também lançado em novembro, visa o combate intensivo ao crime organizado em Mato Grosso. O pacote de medidas do programa inclui o reforço de efetivo nas forças de segurança, com a convocação de 394 policiais aprovados em concursos públicos, e a criação de quatro delegacias especializadas no enfrentamento ao crime organizado.

Outra medida importante é a formação das Coordenadorias de Combate ao Crime Organizado e de Recuperação de Ativos da Polícia Civil. Essas coordenações têm como objetivo combater a lavagem de dinheiro e recuperar ativos roubados ou desviados de recursos públicos. A criação do Comitê Integrado e Estratégico de Combate ao Crime Organizado, instaurado em 9 de dezembro, também faz parte das ações para reforçar o enfrentamento ao crime no Estado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress