Plataforma de Monitoramento de Incêndios Florestais do Corpo de Bombeiros de MT conquista 1º lugar no Prêmio de Boas Práticas 2024

Da redação

A plataforma de monitoramento de incêndios florestais via satélites desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi premiada com o 1º lugar geral e o 1º lugar por estado no Prêmio de Boas Práticas 2024 – Segurança Pública, promovido pelo Consórcio Brasil Central. O anúncio foi feito nesta terça-feira (10), destacando a inovação e eficácia da ferramenta no combate aos incêndios florestais no estado.

Em sua declaração, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, parabenizou a corporação pelo reconhecimento. “Parabenizo o Corpo de Bombeiros por esse reconhecimento mais do que merecido. São iniciativas como essa que contribuem para que o Governo de Mato Grosso se torne cada vez mais eficiente, focando em estratégias que realmente dão resultado”, afirmou o governador.

O comandante-geral dos Bombeiros, Flávio Glêdson Bezerra, ressaltou o impacto positivo da plataforma: “Esta plataforma representa o comprometimento do Governo de Mato Grosso no combate aos incêndios florestais. Investimos e desenvolvemos uma plataforma única, essencial para uma ação mais eficiente contra o fogo por reunir dados em tempo real. Somos referência no combate aos incêndios florestais e este prêmio é mais uma prova disso.”

A plataforma foi criada pelo Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), que é responsável pela inovação tecnológica. A ferramenta integra imagens de satélites qualificados para monitoramento de áreas com focos de calor, além de fornecer dados como direção do vento, umidade do ar e precipitação de chuvas, informações essenciais para a coordenação do combate aos incêndios. Outro recurso importante da plataforma é o indicador de predição de fogo, que identifica áreas de risco de incêndio florestal ao cruzar dados meteorológicos e históricos de incêndios. Com isso, o Corpo de Bombeiros pode intensificar o monitoramento dessas regiões e atuar de forma mais rápida e eficaz.

“Existe um Corpo de Bombeiros antes e depois desta plataforma. O nosso trabalho melhorou muito porque conseguimos ter uma dimensão real da situação de incêndios florestais no Estado. Direcionamos melhor os recursos, garantindo eficiência no combate”, destacou a tenente-coronel BM Pryscilla de Souza, comandante do BEA.

Além de receber R$ 40 mil, a equipe responsável pela plataforma será premiada com uma viagem com acompanhante para qualquer destino do Brasil, no valor de R$ 15 mil, além de um certificado de reconhecimento e placa de homenagem.

O Prêmio de Boas Práticas 2024 também premiou outros dois projetos de Mato Grosso: “Modernização no Tratamento de Cartas Precatórias: Um Projeto Integrado para Eficiência e Segurança” e “Mutirão de Conciliação Ambiental do Estado de Mato Grosso”, ambos da Polícia Judiciária Civil. A premiação, que reconhece projetos inovadores de servidores públicos de Mato Grosso e outros estados do Centro-Oeste, será celebrada em uma cerimônia de premiação prevista para o primeiro trimestre de 2025.

O Prêmio de Boas Práticas é promovido pelo Consórcio Brasil Central, que engloba Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins, com a análise dos projetos realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress