Talita Ormond
Antes mesmo da largada, o clima já era de vitória. Foi em meio a sorrisos, palavras de incentivo e de celebração da força feminina que a 2ª Corrida e Caminhada das Mulheres do Fórum de Várzea Grande, realizada na noite desta sexta-feira (14 de março), transformou-se em um verdadeiro encontro de empoderamento.
O aquecimento, recheado de descontração e flexões, preparou dezenas de magistradas, servidoras e colaboradoras para um desafio que ia muito além da resistência física para superar o percurso de dois quilômetros e meio organizados na avenida em frente à unidade, localizada na região do Chapéu do Sol.
Segundo a juíza Christiane da Costa Marques Neves, diretora do Fórum de Várzea Grande, o evento, que faz parte das ações do Mês da Mulher, reforça a necessidade de reflexão sobre o papel feminino na sociedade e enfrentamento à violência doméstica e familiar, assim como promove bem-estar e reforça os laços de união e sororidade. “Essa corrida não é apenas um evento esportivo, mas um momento de fortalecimento, onde conversamos sobre nossas realidades, nos apoiamos e reforçamos a importância da mulher no Judiciário e na sociedade”, destacou.

Pódio compartilhado – Apenas 11 minutos e 36 segundos após a largada, Suzana Maria Arruda Amorim foi a primeira a cruzar a linha de chegada. Além da conquista pessoal, a colaboradora que atua no Juizado Especial Criminal de Várzea Grande, contou com o incentivo do marido Urbano e das filhas Ana Júlia, de 17 anos e Ana Cecília, de 2 anos, que vibraram com a vitória. “A gente fica muito feliz e sente muito orgulho porque acompanhamos cada evolução”, contou Ana Júlia, que inclusive auxilia nos cuidados com a irmã mais nova para garantir que os pais possam se dedicar aos treinos.
O pódio ainda registrou a presença da assessora de gabinete da 4ª Vara Criminal, Thaynara Zattar Gonçalvez, no segundo lugar, com o tempo de 14 minutos e 57 segundos e da militar Priscila Leonel de Sales Tenório, em terceiro, com 15 minutos e 31 segundos.
Todas participantes foram homenageadas com medalhas, simbolizando a celebração coletiva desse desafio. Entre elas, estava Kátia Benedita dos Santos Silva, de 68 anos. Jardineira, que atua há 10 anos nessa unidade, preparou-se para a caminhada com um penteado especial de “boxeadora”, pronta para nocautear qualquer dificuldade. “Como mulher, a gente tem que ter coragem de enfrentar a vida e encarar tudo de frente. Sou mãe e pai, avó de 14 netos e 10 bisnetos. E sigo na batalha. Mulher é sinônimo de força e luta e essa noite mostra isso também”, afirmou.
A sensação de pertencimento e visibilidade também foi sentida pela mulher trans Pietra Pereira, colaboradora do Juizado Unificado do Jardim Glória. ” É uma inclusão muito boa. Sempre me senti acolhida e respeitada. Todos me incentivam muito e valeu muito a pena viver mais esse momento aqui no Fórum. Estou muito feliz e espero participar de todos eventos que tiver”, declarou.
Com incentivo mútuo, o propósito do evento foi cumprido: estreitar laços dentro e fora do ambiente de trabalho, promovendo saúde mental, bem-estar e fortalecimento da rede de apoio entre mulheres. Para a magistrada Viviane Brito Rebello, juíza da 2º Juizado Especial da Comarca e que também atua como juíza coordenadora do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais de Mato Grosso, o significado vai além do esporte.
“É um evento para lembrar a importância da mulher na sociedade, em tudo que ela faz. E, principalmente, trazer um olhar para o cuidado com a mulher também. Vimos outro dia que Mato Grosso tem uma das maiores taxas de feminicídio, uma estatística muito triste. A gente precisa mudar isso, tendo esse olhar para a mulher e para os cuidados com ela, lembrando que é uma pessoa de direitos”.
A programação do mês da mulher no Fórum de Várzea Grande registrou palestra que integrou o circuito restaurativo, abordando o tema “Ser Mulher na Atualidade”, ministrada pela psicóloga Carla Queiroz, além de feira, dia da beleza e inauguração da capela. Essa unidade jurisdicional conta atualmente com aproximadamente 200 mulheres em seu quadro, entre servidoras, colaboradoras e credenciadas.