Da redação
A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, colocou o governo de Luiz Inácio Lula da Silva em um novo ponto de atrito com Donald Trump ao atacar publicamente o principal aliado do presidente eleito dos Estados Unidos. Ao proferir um “f*ck you” para Elon Musk, que ocupará um cargo no governo de Trump, Janja desviou a atenção dos holofotes da Casa Branca, que até então estavam voltados para Alexandre de Moraes, ministro do STF, alvo de críticas de Musk.
Anteriormente, críticos de Lula tentavam convencer Trump e Musk de que as ações de Moraes para suspender o X (antigo Twitter) estavam sendo feitas em conluio com o governo brasileiro. Com a declaração de Janja, no entanto, a primeira-dama forneceu os argumentos que os bolsonaristas procuravam para reforçar essa narrativa.
Embora Trump ainda não tenha assumido oficialmente o cargo, já soube que Lula mencionou o “nazismo” ao comentar sobre o retorno da direita ao poder. A fala de Janja, proferida neste sábado (16/11), agrava ainda mais a tensão entre o Palácio do Planalto e o futuro presidente dos Estados Unidos.