Escala 6×1: como são as jornadas de trabalho nas maiores economias do mundo

Ana Maria

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca o fim da escala 6×1, modelo em que os trabalhadores têm direito a uma folga após seis dias consecutivos de trabalho, vem ganhando destaque e mobilizando debates nas redes sociais. A ideia central da PEC é reduzir a jornada de trabalho para um máximo de 36 horas semanais, sem alterar o limite de oito horas por dia, possibilitando, assim, uma semana de quatro dias úteis.

Hoje, no Brasil, a jornada de trabalho segue as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que determina 44 horas semanais com expediente de 8 horas diárias e pagamento adicional para horas extras. O movimento por uma carga horária reduzida reflete mudanças que ocorrem globalmente.

Como outros países abordam a jornada de trabalho?

Os avanços tecnológicos e a crescente automação têm sido fatores importantes para a reconfiguração do tempo dedicado ao trabalho. Um estudo do McKinsey Global Institute destaca que, ao automatizar tarefas repetitivas e analisar grandes volumes de dados, as empresas conseguem manter e até aumentar a produtividade, mesmo com jornadas mais curtas. Isso tem levado empresas e governos ao redor do mundo a testar modelos que desafiam a tradicional escala 6×1 e outros formatos de trabalho exaustivos. Confira a noticia completa em www.revistaanamaria.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress