Marcia Martins
O Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap/MT) parabeniza nesta data especial, 05 dezembro Dia do Identificador de Madeira e destaca que o trabalho destes profissionais é fundamental no combate ao desmatamento ilegal e evasão fiscal bem como preservação ambiental e garantia da procedência dos recursos madeireiros.
A presidente do Sindicato, Diany Dias, lembra que o trabalho de certificação e controle do trânsito interestadual, realizado pela equipe do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea MT), é pioneiro no Brasil e é considerado referência nacional.
Ao longo dos anos, Mato Grosso se firmou como um pioneiro nessa área, e a Diretoria do Sintap/MT reitera a importância desse trabalho para a economia local e para a preservação ambiental. “A identificação da madeira desempenha um papel vital na fiscalização, no combate ao desmatamento ilegal e na promoção de práticas sustentáveis na exploração dos recursos florestais. Por isso, esse dia é tão importante e não poderíamos deixar de reconhecer a contribuição de todos os profissionais da área”, disse a presidente do Sintap/MT, Diany Dias.
A atividade do identificador de madeira foi criada e regulamentada através do Decreto nº 2103 de 5 de dezembro de 1989, ou seja, está completando 33 anos agora em 2022, tendo como finalidade de recolhimento correto dos impostos, preservação do meio ambiente e controle do extrativismo, além de se impedir o abate da madeira proibida por lei, impedir a saída delas que foram obtidas de forma ilegais e cubagem.
Hoje somos modelo para a República Federativa, pouco reconhecido, mas com uma missão de preservação de extrema importância para o País.