O deputado estadual Wilson Santos convidou a defensora pública de Mato Grosso, Gabriela Beck, via requerimento oficial, à comparecer à Assembleia Legislativa, na próxima quarta-feira (5), às 10h, para esclarecer a agressão sofrida por ela durante processo de desocupação de uma área no município de Novo Mundo (744 km de Cuiabá). Gabriela foi detida por militares na última segunda-feira (27), enquanto atendia a população em uma área próxima à área de conflito desocupada com truculência policial e sem determinação da Justiça.
Na ocasião, um padre e outros trabalhadores também acabaram presos. “Após tomar conhecimento de todos os fatos e ter acesso ao boletim de ocorrência, a defensora-geral, Luziane Castro, saiu em defesa de Gabriela. Inclusive, citou que ela sofreu agressões físicas por parte do Major que comandava a operação”, diz justificativa do requerimento apresentado pelo parlamentar.
Gabriela Beck chegou a ter os cabelos puxados pelo militar agressor. “Há indicativos que houve excessos e que o episódio não somente revela o autoritarismo do Poder Público, o manifesto descumprimento das normativas sobre o assunto e a marginalização de direitos fundamentais, como o desprezo violento pelo trabalho de membros da Defensoria Pública do Mato Grosso. […] A instituição virá a público para contextualizar o ocorrido e cobrar providências das autoridades competentes em relação aos abusos cometidos pelo oficial”, justificou Wilson Santos.
Fonte: Folhamax