COP 28: Primeira-dama de Mato Grosso Vírginia Mendes apresenta SER Família e SER Família Indígena na COP 28

A Primeira Dama do estado, Virgínia Mendes, única convidada a falar de programas sustentáveis, apresentou os programas Ser família Mulher e Ser Família indígena, idealizado por ela e gerenciado pela Secretaria adjunta de programas e projetos especiais e atenção a família da secretaria de estado de assistência social e cidadania (SETASC).

“O grande diferencial do programa SER Família é o envolvimento das primeiras-damas dos municípios de Mato Grosso, pois elas conseguem mobilizar o necessário para alcançar realmente aquelas famílias que mais precisam. E o SER Família Indigena tem o grande objetivo de reconhecer e atender às especificidades culturais e necessidades de cada comunidade”, afirmou a primeira-dama.


Ela destacou ainda que os programas buscam o empoderamento das mulheres e dos povos indígenas, dando o suporte necessário para que tenham voz ativa e possam superar as vulnerabilidades e desafios.


”Já o SER Família Indígena busca promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para aprimorar o acesso à educação, saúde, oportunidades econômicas e preservação do patrimônio cultura”, completou Virginia Mendes.

O COP 2023 é particularmente relevante para o estado do Mato Grosso, dada a sua significativa contribuição para a agricultura e o desafio ambiental associado. As decisões tomadas no COP podem influenciar políticas que afetam a sustentabilidade ambiental e econômica do Mato Grosso, destacando a importância da participação e comprometimento do estado no evento.

  • Delegação de Mato Grosso

Fazem parte da comitiva mato-grossense os indígenas Andriele Nezokenazokero, Alex Onaezokemae, Valdirene Zakenaezokero, Dejanira Quero, Pedro Paulo Onaezokemae e Ivo Zokenazokemae.

E também os deputados estaduais Paulo Araújo e Max Russi, a prefeita de Jaciara, Andreia Wagner, o prefeito de São José do Xingu, Dr. Sandro, e a primeira-dama do município, Suelen Rodrigues, o procurador-geral de Contas, Alisson Alencar, os secretários de Estado Mauren Lazaretti (Meio Ambiente), Grasielle Bugalho (Assistência Social e Cidadania) e César Miranda (Desenvolvimento Econômico), o presidente do Instituto Mato-grossense da Carne, Caio Penido e o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Silvio Rangel.

A primeira-dama Virginia Mendes custea todas as despesas da viagem com recursos próprios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress