Abílio Brunini critica a transparência nas prestações de contas eleitorais em cerimônia de diplomação

Da redação

O prefeito diplomado de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), aproveitou seu discurso durante a cerimônia de diplomação, na noite desta quarta-feira (18), para fazer duras críticas à transparência e agilidade na prestação de contas eleitorais. O evento contou com a presença de magistrados do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), e foi uma oportunidade para o político abordar a questão da prestação de contas, que, segundo ele, precisa ser mais eficiente para evitar “equívocos” e situações como a que enfrentou nas últimas eleições.

Abílio Brunini relembrou que teve suas contas reprovadas pelo juiz Alex Nunes de Figueiredo, da 55ª Zona Eleitoral, que determinou o ressarcimento de R$ 2,8 milhões ao Tesouro Nacional, um valor correspondente aos gastos com agências de publicidade durante a campanha. O prefeito diplomado questionou a falta de transparência ao longo do processo eleitoral e apontou que, apesar de ter sido acompanhado por marqueteiros e de ter investido em diversos programas eleitorais, como na TV, rádio e internet, esses dados não estavam refletidos corretamente nas suas prestações de contas.

“Me pediram a devolução de R$ 2,8 milhões, no valor integral, das agências de publicidade. Se esses dados fossem compartilhados em tempo real, entre a prestação de contas do Divulgacand e a atividade do programa eleitoral, ajudaria até mesmo na celeridade da Justiça Eleitoral, na prestação de contas. Acho que tudo pode ser mais transparente e mais ágil”, afirmou Abílio, destacando a necessidade de maior eficiência nesse processo.

O prefeito diplomado ainda ressaltou a importância de garantir maior transparência no uso de recursos públicos, mas também defendeu a preservação da moralidade dos candidatos, especialmente quando estes alcançam bons resultados eleitorais. “É necessário aumentar a transparência dos recursos públicos, mas também é preciso evitar a destruição moral dos candidatos quando eles alcançam o resultado”, concluiu Abílio Brunini, fazendo um apelo para que a Justiça Eleitoral adote medidas que assegurem tanto a clareza nas contas quanto a proteção da reputação dos candidatos.

O discurso de Abílio Brunini traz à tona uma questão central para o cenário político atual: o equilíbrio entre a transparência nas finanças eleitorais e a proteção da integridade dos candidatos, um tema que certamente continuará sendo debatido nas próximas eleições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress