25 de ago de 2025
12:22

Várzea Grande registra seis mortes por Influenza e intensifica alerta para vacinação com chegada do frio

Da redação

Com a chegada de uma frente fria que promete derrubar as temperaturas em Várzea Grande, a Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Epidemiológica acenderam o alerta para os riscos à saúde, especialmente entre os idosos e demais pessoas vulneráveis. O município já contabiliza seis óbitos por Influenza apenas neste ano, segundo dados da Vigilância Epidemiológica local.

Dos seis casos fatais, cinco ocorreram no Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande, envolvendo pacientes idosos com comorbidades. O sexto óbito foi registrado na UPA do bairro Ipase e envolveu um paciente de 68 anos.

“Esses números são alarmantes, principalmente porque a vacina está disponível gratuitamente para a população. É fundamental que os moradores procurem as unidades de saúde e se imunizem contra a influenza e contra a covid”, afirmou Alessandra Carreira, gerente da Vigilância Epidemiológica.

O apelo das autoridades em saúde ocorre em meio à previsão de queda brusca de temperatura. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima pode chegar a 14°C nesta quarta-feira (29), e a 20°C na sexta-feira (30). O alerta também foi reforçado pela Defesa Civil de Mato Grosso e confirmado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Este ano, as temperaturas devem cair mais do que o habitual, aumentando o risco de agravamento de doenças respiratórias. Infelizmente, muitos ainda subestimam os perigos da gripe, que pode levar a óbito e sobrecarregar as unidades de saúde. Ainda temos o vírus da covid circulando na cidade e que tem quase os mesmos sintomas”, destacou o superintendente de Vigilância em Saúde, José Carlos Valadares.

Entre os dias 20 de abril e 24 de maio, as unidades de saúde da cidade registraram mais de mil atendimentos por síndromes respiratórias, como gripes, resfriados, faringites, bronquiolites e pneumonias. Somente no Pronto-Socorro, foram 344 atendimentos nesse período. A Secretaria de Saúde alerta ainda para a circulação simultânea dos vírus da Influenza e da Covid-19 no município.

“Falo como mãe, enfermeira e secretária de saúde. É essencial que a população de Várzea Grande se vacine. Que as mães priorizem a imunização dos seus filhos, que os idosos sejam protegidos, e que cuidadores e familiares também estejam atentos”, reforçou a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon.

O superintendente da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel BM Luís Cláudio Pereira da Cruz, também fez um apelo à população: “O frio aumenta o risco de doenças respiratórias. Por isso, é fundamental que a população esteja protegida e a vacina contra a gripe é uma das principais formas de prevenção.”

A vacinação segue disponível nas unidades básicas de saúde e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do município. Crianças, idosos, gestantes, puérperas e pessoas com comorbidades compõem o público-alvo prioritário da campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress