Várzea Grande lança Feira da Família para fortalecer agricultura local e economia solidária

Da redação

A Prefeitura de Várzea Grande lança nesta quinta-feira, 6 de fevereiro, a Feira da Família – Feira FAM, uma iniciativa voltada para impulsionar a agricultura familiar e a economia solidária no município. O evento ocorrerá mensalmente, sempre na primeira quinta-feira de cada mês, criando um espaço fixo para que produtores locais comercializem seus produtos diretamente com os consumidores.

A primeira edição da feira acontecerá das 8h às 18h, na praça em frente ao Paço Municipal, com uma estrutura de 200 m² e contará com a participação de pelo menos 19 expositores. Entre os produtos oferecidos estão mel produzido e registrado em Várzea Grande, pastel, artesanato, verduras, hortifrútis, pães, produtos fitoterápicos e itens de origem animal devidamente regularizados.

Além da variedade de produtos, a edição inaugural de 2025 trará opções especiais de almoço, com pratos típicos regionais como galinha com arroz e pequi ou maria izabel (arroz com carne-seca), acompanhados de farofa de banana e feijão empamonado.

A coordenadora do Serviço Municipal de Inspeção e da Feira FAM, Kelly Enciso, destaca que a feira representa uma oportunidade para os produtores locais ampliarem suas vendas e fortalecerem seus negócios. “A feira representa uma grande oportunidade para os produtores de Várzea Grande mostrarem a qualidade de seus produtos e ampliarem suas vendas diretamente com os consumidores”, afirma.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Costa Amorim, reforça que a feira faz parte do compromisso da gestão municipal com o setor produtivo. “Nosso objetivo é fortalecer a agricultura familiar e a economia solidária, estruturando essa feira também em outros pontos da cidade para ampliar a oferta de produtos de qualidade e atingir mais consumidores, garantindo alimentos mais baratos e mais frescos”, explica.

Inscrições abertas para novos expositores

A feira está aberta para novos expositores, e os interessados podem se cadastrar na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, localizada na Avenida da FEB, nº 2138, bairro Ponte Nova, de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

A Feira FAM promete se tornar mais do que um espaço de comercialização, sendo um ponto de encontro entre produtores e consumidores, incentivando a economia local e garantindo o acesso a produtos frescos e de qualidade. “A população é convidada a prestigiar e incentivar essa iniciativa que fortalece a comunidade e valoriza a produção regional”, conclui Ricardo Amorim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress