Máquina suporta até 220 quilos, oferece imagens mais nítidas e agiliza exames em casos de urgência

O Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande recebeu um novo tomógrafo de última geração, que promete garantir mais precisão nos diagnósticos e ampliar a qualidade do atendimento prestado à população. O equipamento, da marca Canon, chegou à unidade no último domingo (14) e deve entrar em funcionamento até o fim deste mês.
Segundo a prefeita Flávia Moretti (PL), o investimento é mais um passo na reestruturação da saúde municipal, que vem sendo realizada pela gestão em apenas nove meses. “Chegamos aqui em janeiro e o Pronto-Socorro não tinha suporte para soro, maca, fio para sutura e um monte de outros insumos. Estamos reformando, equipando e agora instalando um equipamento com tecnologia de ponta, que só reforça a posição de referência em saúde pública do nosso Pronto-Socorro para Mato Grosso”, destacou.
O novo tomógrafo é equipado com tecnologia de inteligência artificial, que proporciona maior precisão nos exames e conforto para os pacientes, especialmente em casos complexos. A mesa suporta até 220 quilos, possui 47 centímetros de largura e abertura de 78 centímetros na cúpula (gantry), garantindo segurança para diferentes perfis de pacientes.
De acordo com o médico radiologista Éder Veggi, outro diferencial é a menor ocorrência de artefatos de movimentação, o que permite imagens mais nítidas e confiáveis. “Além disso, sua maior velocidade de rotação possibilita agilidade na realização dos exames, assegurando eficiência em situações de urgência e emergência”, explicou.
O investimento ultrapassa R$ 2 milhões e fortalece o centro de tomografia do Hospital e Pronto-Socorro, que funciona 24 horas por dia. O setor atende pacientes internados, casos de urgência e emergência, além de demandas encaminhadas pelas UPAs e exames eletivos.
Durante a instalação, iniciada no fim de agosto, o serviço de tomografia foi temporariamente suspenso, mas os atendimentos foram mantidos em unidades de saúde parceiras. “Durante todo o processo, nenhum paciente ficou sem atendimento. Os exames continuaram a ser realizados sem prejuízos à população”, ressaltou o radiologista.
A subsecretária de Saúde de Várzea Grande, Erika Carvalho, também destacou a importância da modernização. “A chegada desse equipamento mostra o compromisso da gestão em oferecer um serviço de qualidade e também a preocupação em garantir imagens de alta precisão para auxiliar os médicos nos diagnósticos. É um avanço que reflete diretamente no cuidado com os pacientes”, disse.