01 de jul de 2025
11:00

Turismo internacional em MT cresce em 2024 com foco em natureza e experiências autênticas

Da redação

O turismo internacional em Mato Grosso registrou um crescimento expressivo em 2024, impulsionado por ações estratégicas de promoção da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Dados da Gerência de Informação e Inteligência em Dados da agência indicam que 1.255 turistas estrangeiros ingressaram diretamente pelas fronteiras do Estado, número 19,07% superior ao registrado em 2023, quando foram contabilizados 1.054 visitantes.

Esse número, porém, está aquém da realidade, uma vez que muitos turistas chegam ao Brasil por outros estados e posteriormente incluem Mato Grosso em seus roteiros. A subnotificação também se deve à forte presença da aviação privada: o Estado é um dos três com maior frota de jatinhos e aeronaves particulares, segundo a Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), cujos voos não são contabilizados nas estatísticas oficiais.

A Embratur aponta que o perfil do visitante internacional em Mato Grosso revela um forte apelo do Estado como destino de lazer e natureza. Dos turistas estrangeiros que estiveram na região, 54,2% vieram a lazer, 39,2% viajaram sozinhos e aproximadamente 46% adquiriram pacotes físicos ainda em seus países de origem. Os principais aeroportos de entrada foram São Paulo, Foz do Iguaçu, Brasília e Rio de Janeiro, com destaque para turistas dos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Espanha e Reino Unido. Quase metade dos visitantes fez uma conexão até chegar ao Estado, e 36,7% realizaram até duas escalas.

Para 2025, a Embratur traçou novas estratégias de promoção com foco em sustentabilidade e diversidade cultural. No caso específico de Mato Grosso, o Pantanal permanece como carro-chefe da divulgação internacional. O bioma, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera, ocupa 35% do território mato-grossense e 65% do vizinho Mato Grosso do Sul. A aposta da Embratur é na promoção integrada entre os dois estados para atrair turistas do mercado norte-americano, com destaque para experiências de ecoturismo e safáris.

A secretária adjunta de Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Maria Letícia Costa, avalia que os dados confirmam o crescente interesse internacional por destinos de natureza e experiências autênticas. “O aumento de turistas estrangeiros é resultado de um trabalho conjunto da Sedec com a Embratur e demais parceiros, que posiciona o Estado em vitrines internacionais estratégicas. Nosso foco é seguir ampliando essa presença, promovendo o Pantanal e outros destinos com responsabilidade, qualidade e sustentabilidade”, afirmou.

Entre as ações previstas para 2025 estão a produção de vídeos promocionais em diversos formatos e idiomas, além de conteúdos em realidade virtual e fotografias de alta qualidade, que serão distribuídos em canais digitais e feiras internacionais. O projeto Feel Brasil, lançado na WTM Latin America, em São Paulo, inclui atrações como o birdwatching no Pantanal Norte (regiões de Cuiabá, Poconé e Porto Jofre), o Jardim da Amazônia (São José do Rio Claro) e a Expedição Onça Pintada.

A promoção internacional do Estado também contou, em maio, com um famtour voltado ao mercado norte-americano e canadense, que levou operadores estrangeiros a vivenciar o ecoturismo do Pantanal de 17 a 23 de maio. Em outubro, está prevista a realização da Galeria Visit Brasil Nova York, entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, com foco especial no Pantanal.

Nos últimos dois anos, Mato Grosso intensificou sua presença em eventos internacionais. Em 2023, uma press trip levou jornalistas da Argentina e Chile a destinos como Chapada dos Guimarães, Nobres, Poconé e Cuiabá, gerando mídia espontânea estimada em R$ 1 milhão. Galerias promocionais também foram realizadas em Roma e Nova Iorque, com apresentações culinárias do chef Marcelo Cotrim e grande participação do público europeu.

Já em 2024, o Estado marcou presença em feiras globais de peso, como a ITB Berlim, BTL Lisboa e WTM Londres. O conteúdo e os atrativos mato-grossenses continuam a conquistar espaço nas vitrines internacionais, reforçando a imagem de Mato Grosso como destino de biodiversidade, cultura e turismo de experiência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress