Prefeito de Cuiabá quer demolir prédios desocupados no centro da cidade para combater criminalidade

Da redação

O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), anunciou que pretende demolir prédios desocupados no centro da cidade, especialmente aqueles localizados na Avenida Historiador Rubens de Mendonça. A medida visa reduzir a criminalidade e o uso desses imóveis como esconderijos para criminosos. Os prédios foram desapropriados pelo Estado para a implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT), mas com o cancelamento do projeto, esses locais continuam desocupados e abandonados.

Em declarações feitas na última sexta-feira (17), Brunini destacou que os imóveis se tornaram pontos críticos para a prática de furtos e roubos na região, sendo usados como abrigos por pessoas envolvidas em atividades criminosas. “Precisamos agir com o estado e demolir esses prédios. Quanto mais a gente diminuir as oportunidades, mais a gente vai avançar”, afirmou o prefeito.

Ele também ressaltou que a situação é preocupante, pois, além de servirem como locais para consumo de drogas, esses imóveis têm sido usados para o armazenamento de itens furtados, que são trocados por entorpecentes. “Eles roubam, trazem pra cá, entram e escondem lá dentro daquelas casas do Centro Histórico. E continuam furtando as pessoas e trocando [itens] por drogas. Isso a gente não pode deixar continuar”, disse.

Durante o pronunciamento, Abílio Brunini estava acompanhado do desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso (TJMT), Orlando Perri, e do promotor de Justiça Henrique Schneider Neto. Juntos, percorreram pontos da cidade onde há maior concentração de pessoas em situação de rua e usuários de drogas. A parceria com o governo do estado para viabilizar a demolição dos imóveis foi mencionada pelo prefeito como uma prioridade.

Os prédios que antes estavam destinados ao VLT, como os localizados na Tenente Coronel Duarte, continuam abandonados até hoje, segundo Brunini. O prefeito afirmou que a demolição desses imóveis é essencial para reduzir as oportunidades para a criminalidade na área central de Cuiabá.

Além dessa ação, o prefeito também manifestou a intenção de suspender a distribuição de marmitas para pessoas em situação de rua, após denúncias de que as refeições estariam sendo vendidas para a compra de drogas. A prefeitura anunciou que um ponto fixo de apoio será instalado na região da Avenida das Torres, com a intenção de oferecer uma abordagem mais eficaz e controlada para a população vulnerável da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress