Justiça de São Paulo decretou a prisão temporária de dois homens por suposta participação na emboscada ocorrida na Praia Grande

A Polícia Civil cumpriu oito mandados de busca e apreensão na capital paulista e na Região Metropolitana, na manhã desta quarta-feira (17), e ouviu familiares de um suspeito de envolvimento naexecução de Ruy Ferraz Fontes, ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, em Praia Grande, litoral sul paulista.
A mãe e o irmão de um deles foram levados por policiais para a sede do DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa), no centro histórico de São Paulo, por volta das 7h30, para serem ouvidos.
“As forças de segurança seguem mobilizadas para identificar e prender todos os envolvidos no crime. A polícia cumpriu oito mandados de busca e apreensão em endereços da capital e Grande SP. Dois envolvidos já foram identificados”, disse a pasta em nota.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP), até o momento, os investigados não foram localizados. A Justiça de São Paulo havia decretado a prisão temporária de dois suspeitos de participação no assassinato. A dupla foi identificada na tarde de terça-feira (16), após a perícia colher impressões digitais em um dos veículos usados no crime.
Em entrevista para jornalistas, o secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, informou que um dos criminosos possui passagens pela polícia desde a adolescência, envolvendo tráfico de drogas e roubo.
“Estamos trabalhando com os principais departamentos da Polícia Civil e apoio da Polícia Militar. Após exames periciais em um dos veículos usados pelos suspeitos e no local do crime, dois envolvidos foram identificados. Seguimos com todas as polícias empenhadas nesse caso, para que os culpados sejam punidos. Não vamos descansar enquanto esse crime não for elucidado”, disse Derrite.
Nesta quarta-feira (17), 63 policiais civis cumpriram as ordens judiciais de busca e apreensão em endereços na capital paulista e na Grande São Paulo. Nos locais, as equipes apreenderam objetos que serão periciados.
Assassinato em avenida
O ataque ocorreu no início da noite de segunda-feira (15), na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, no bairro Nova Mirim, em Praia Grande (SP). Ruy Ferraz Fontes, de 64 anos, foi alvo de uma emboscada quando saia da Prefeitura da cidade, onde atuava como secretário de Administração desde 2023.
Os criminosos ficaram de tocaia por cerca de 15 minutos e dispararam em direção ao veículo do ex-delegado logo após ele deixar o Paço Municipal. Fontes tentou fugir pelas ruas paralelas, mas assim que chegou na avenida, colidiu contra dois ônibus e o carro capotou.
Na sequência, três criminosos desceram encapuzados, com coletes à prova de balas e armados com fuzis. Dois deles se aproximaram do carro do ex-delegado e dispararam, enquanto o outro ficou na “cobertura” para impedir a aproximação de testemunhas.