Da redação
A vereadora Paula Calil (PL) foi eleita, nesta segunda-feira (1º de janeiro), nova presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, em uma eleição tranquila, com chapa única. A votação contou com 19 votos a favor, 6 abstenções e 2 faltas, e marca o início de sua gestão à frente do Legislativo municipal.
Em seu discurso após a eleição, Paula Calil destacou o compromisso de manter a Câmara independente, apesar de sua vinculação ao mesmo partido do prefeito Abílio Brunini (PL). A vereadora garantiu que, embora a aliança política com o Executivo seja natural, a Câmara não será “obstáculo” à gestão municipal. “A Câmara é independente, embora sejamos do mesmo partido e eu confio no prefeito Abílio, a Câmara é uma instituição independente, e nós vamos trabalhar para garantir as prerrogativas de todos os vereadores, sejam da situação ou da oposição”, afirmou.

A nova presidente reforçou seu compromisso com uma gestão participativa, ouvindo todos os 27 vereadores. “Nossa chapa está pronta para trabalhar por todos os vereadores, e é isso que eu acredito. Vamos seguir à risca o regimento interno e trabalhar para melhorar o braço social da Câmara. Queremos entregar uma Cuiabá melhor do que a que recebemos”, disse Paula Calil.
Além de Paula Calil, a chapa vencedora é composta por Maysa Leão (Republicanos) como vice-presidente, Michelly Alencar (União) como segunda vice-presidente, Katiuscia Manteli (PSB) como primeira-secretária e Drª Mara (Podemos) como segunda-secretária. A composição reflete uma estratégia de coalizão, com representantes de diferentes partidos, o que reforça o caráter colaborativo da gestão que Paula Calil se propõe a implementar.
Apesar de o prefeito Abílio Brunini ter manifestado apoio à candidatura de Paula Calil durante o período de articulações, a vereadora ressaltou que não houve interferência direta de sua parte no processo eleitoral da Câmara. Calil afirmou que seu trabalho de convencimento aos colegas vereadores foi baseado no diálogo e na proposta de uma gestão que seja inclusiva e atenda às necessidades de todos, sem distinção entre situação e oposição.
A eleição da Mesa Diretora foi marcada por um cenário de especulações, com outros nomes sendo cogitados, como o vereador Chico 200 (PL), que chegou a lançar sua candidatura, mas desistiu, e Jeferson Siqueira (PSD), que também foi citado como possível candidato, mas não oficializou sua candidatura. A oposição, por sua vez, temia que a Câmara pudesse se subordinar ao Executivo, mas Paula Calil assegurou que isso não ocorrerá, destacando a importância de um Legislativo autônomo e responsável.
Com a vitória de Paula Calil, a expectativa é que a Câmara Municipal de Cuiabá inicie um ciclo de trabalho mais integrado com as demandas da população, mas com a manutenção da independência entre os poderes. O foco será em propostas que visem o desenvolvimento da cidade e a ampliação das ações sociais, alinhadas ao regimento interno e aos princípios da transparência e eficiência.
Essa eleição também marca o início de uma nova fase para a política de Cuiabá, com desafios à frente e a promessa de um Legislativo mais próximo dos anseios da população.