Da redação
O Governo de Mato Grosso decidiu extinguir a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat). As responsabilidades da Companhia serão transferidas para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, que está sob a liderança do secretário César Miranda. A pasta já conta com uma adjunta designada para essa função.
Em 2019, o Governo havia sinalizado a possibilidade de extinção da Metamat como uma estratégia para otimizar os recursos públicos e garantir a viabilidade econômica. Naquele ano, a Assembleia Legislativa recebeu um pedido de autorização para extinguir cinco autarquias, incluindo a Metamat, e os deputados já haviam aprovado a medida, que agora será colocada em prática pelo Governo.
“O cuidado com as despesas públicas e o constante esforço para aumentar a eficiência são essenciais. Em Mato Grosso, não aumentamos impostos, ao contrário, reduzimos em vários setores, como energia (de 25% para 17%), comunicações (de 25% para 17%), celular e internet (de 30% para 17%), diesel (de 17% para 16%), gasolina (de 25% para 23%) e gás industrial (de 17% para 12%)”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Na próxima quinta-feira (21.11), será nomeado um novo presidente para a Companhia, que dará início ao processo de extinção da Metamat.