25 de ago de 2025
20:49

Max Russi descarta CPI dos consignados, mas destaca avanços após visita do governador à Assembleia nesta quarta (11)

Cristina Cavaleiro\Da redação

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), descartou, por ora, a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar denúncias de irregularidades na cobrança de empréstimos consignados de servidores públicos estaduais. A declaração foi dada nesta quarta-feira, 11 de junho, após a visita do governador Mauro Mendes (União) à Assembleia, ocasião em que apresentou um novo projeto de lei voltado à reformulação desse sistema de crédito.

Segundo Russi, a ida do governador à Casa foi produtiva e atendeu a diversas demandas já levantadas por parlamentares, como a retirada da taxa de intermediação anteriormente cobrada pelo governo nas operações de consignado.

“Foi uma boa vinda do governador à Assembleia. Conversou com os deputados, apresentou o projeto de lei tirando a taxa que o governo cobra, que já era uma proposta feita aqui na Casa, inclusive do deputado Wilson. Ele também falou e garantiu a possibilidade de usar até 10% dos recursos da Previdência para empréstimos, agora com uma taxa mais barata, voltada principalmente aos aposentados mais endividados. Isso é um ganho importante com a presença dele aqui”, destacou o presidente.

Russi também ressaltou que o projeto inclui alterações no percentual do limite de comprometimento da renda dos servidores com esse tipo de crédito, o que foi bem recebido pelos parlamentares. “Foram apresentadas várias ações. Todos os deputados falaram, colocaram suas dúvidas, seus questionamentos. Acho que a reunião foi bastante proveitosa”, afirmou.

Sobre a tramitação do projeto, Max Russi explicou que será apresentado um substitutivo incorporando sugestões dos deputados. “Tem um encaminhamento de fazer um substitutivo, acatando algumas ideias aqui da Assembleia. A gente tem interesse de fazer uma dispensa de pauta e votar em um prazo rápido. Talvez não nesta sessão, mas na próxima quarta-feira devemos finalizar a votação do projeto”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress