07 de jul de 2025
19:45

Mauro Mendes rebate Lula e diz que é “cedo demais” para comemorar vitória em 2026

O governador Mauro Mendes (União Brasil) avaliou como “precipitada” a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre disputar um quarto mandato em 2026. Para Mendes, ainda não é hora de nenhum pré-candidato comemorar vitória.

“Nem sabemos se ele será realmente candidato, e muito menos qual será a decisão do conjunto maior do eleitor brasileiro. Está muito cedo para isso”, declarou o governador, nesta segunda-feira (7), em entrevista no Palácio Paiaguás.

Na última sexta-feira (4), Lula afirmou publicamente que pretende concorrer novamente à presidência da República e disse que o Brasil terá pela primeira vez um presidente eleito quatro vezes. A fala repercutiu nacionalmente.

Para Mauro Mendes, no entanto, qualquer comemoração agora é “fora de hora”. “É muito cedo para ele e para qualquer um comemorar vitória”, reforçou.

A declaração do governador ocorre em meio à pior crise de popularidade enfrentada por Lula em seus três mandatos. De acordo com pesquisa Datafolha divulgada em 12 de junho, 40% dos eleitores classificam o governo petista como ruim ou péssimo — o maior índice de rejeição desde o início do atual mandato. Apenas 28% avaliam a gestão como boa ou ótima, enquanto 31% consideram regular. A desaprovação pessoal de Lula também cresceu: 50% dos brasileiros disseram não aprovar o desempenho do presidente, contra 46% que aprovam.

Senado em 2026? Mendes desconversa

Ainda durante a entrevista, Mauro Mendes voltou a evitar confirmações sobre uma possível candidatura ao Senado em 2026. O governador afirmou que a decisão só será tomada no prazo final determinado pela Justiça Eleitoral, caso opte por deixar o governo para disputar o cargo.

“Eu não decidi ser candidato ainda. É uma decisão que vou tomar lá em março de 2026. Até lá, o foco é governar o Estado e entregar o que está em andamento”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress