Encontro serviu para balanço de operações da Receita e da PF; não houve discussão de agenda com o Congresso

O governo Lula realizou, na manhã desta segunda-feira (1º), uma reunião ministerial dedicada exclusivamente à área de segurança pública. Segundo participantes do encontro, o foco foi um balanço das operações em andamento, especialmente as ações da Receita Federal que dependem de articulação direta com a Polícia Federal (PF) no enfrentamento ao crime organizado.
Durante o encontro, não houve discussão política sobre projetos em tramitação no Congresso, nem novos encaminhamentos sobre negociação de pautas legislativas. A avaliação foi restrita aos resultados das operações e às próximas etapas de cooperação entre os órgãos.
Um dos temas mais aguardados, o envio da mensagem presidencial ao Senado sobre Jorge Messias, indicado para a vaga no SupremoTribunal Federal (STF), não avançou. Segundo interlocutores, ainda não há previsão de data para o envio do documento, mas há grande expectativa para ele ser enviado ainda nesta semana.
Participaram da reunião, Rui Costa, ministro da Casa Civil; Ricardo Lewandowski, ministro da Justiça e Segurança Pública; Fernando Haddad, ministro da Fazenda; Gleisi Hoffmann, ministra da Secretaria de Relações Institucionais e Sidônio Palmeira, ministro da Secretaria de Comunicação Social.




