24 de ago de 2025
13:27

Governador reage a feminicídio em Sorriso e cobra mudança cultural

Governador defendeu educação pelo respeito e reforçou políticas de combate à violência contra a mulher

O governador Mauro Mendes (União) se manifestou nesta terça-feira (19.08) sobre a prisão de José Alves dos Santos, acusado de matar a tiros a ex-namorada Jacyra Grampola Gonçalves da Silva, 24 anos, em Sorriso, a 398 km de Cuiabá. O suspeito foi capturado nessa segunda-feira (18.08), quando tentava fugir por uma estrada rural em Paranatinga, a 411 km da Capital.

Em publicação no Instagram, Mendes afirmou que os responsáveis por crimes desse tipo têm sido punidos em Mato Grosso. “Mais um assassino covarde na cadeia. Todos os autores desse crime bárbaro têm sido presos em Mato Grosso. E agora a pena pode chegar a 40 anos de prisão”, escreveu.

O governador destacou a necessidade de mudanças profundas na educação e na cultura para combater a violência de gênero. “É lamentável que muitos homens ainda insistam em achar que são donos das mulheres. Essa cultura doentia precisa mudar. E a mudança começa em casa, com os pais educando seus filhos para respeitar as mulheres, e não para tratá-las como objeto ou propriedade”, afirmou.

Mendes também reforçou que o Governo tem ampliado a Patrulha Maria da Penha, facilitado medidas protetivas, implantado o botão do pânico e promovido campanhas de conscientização. No entanto, ressaltou que a mobilização da sociedade é fundamental. “São crimes silenciosos, que na maioria das vezes acontecem dentro de casa. Violência contra a mulher não tem desculpa, não tem justificativa e não terá tolerância em Mato Grosso”, disse.

Os números revelam a gravidade do cenário no Estado. Nos primeiros seis meses de 2025, foram registrados 28 casos de feminicídio em Mato Grosso, um aumento de 31,6% em relação ao mesmo período de 2024, quando 19 mulheres foram assassinadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress