Da redação
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), e o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), marcaram presença no protesto realizado neste domingo (16) na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. O ato reuniu apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em defesa da anistia dos condenados pelos ataques à sede dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023, em Brasília.
Além de Mendes e Brunini, o senador Wellington Fagundes (PL) também esteve no evento e manifestou sua posição nas redes sociais. “O povo não aguenta mais viver em um país sem liberdade. Anistia já!”, publicou o parlamentar.
Em suas redes sociais, Mauro Mendes compartilhou uma foto ao lado da primeira-dama Virginia Mendes e do ex-presidente Bolsonaro. Na legenda, o governador escreveu: “Estamos no RJ junto do presidente @jairmessiasbolsonaro no ato em favor da anistia”. Mendes argumentou que algumas condenações impostas aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro são desproporcionais, chegando a ultrapassar penas aplicadas a crimes como homicídio e roubo.

“É preciso contestar essas decisões totalmente desproporcionais, enquanto os verdadeiros criminosos são beneficiados com a frouxidão das leis!”, afirmou o governador.
O evento também contou com a participação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e de outros aliados de Bolsonaro.
Apoiadores de Bolsonaro Fazem Mobilização em Cuiabá
Enquanto o ato ocorria no Rio de Janeiro, apoiadores do ex-presidente organizaram ações em Cuiabá. O vereador Rafael Ranalli (PL) e outros bolsonaristas realizaram a distribuição de adesivos no sábado (15) e no domingo (16) em frente à Praça do Choppão, um dos pontos tradicionais da capital mato-grossense.
A mobilização nacional pela anistia vem ganhando força entre aliados do ex-presidente, que questionam as condenações dos participantes dos atos de 8 de janeiro. Já os opositores criticam o movimento, afirmando que se trata de um desrespeito ao Estado Democrático de Direito.