01 de jul de 2025
05:49

Gestão municipal esclarece retomada de raio-x nas UPAs e nega superfaturamento na compra de medicamentos

Da redação

A secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Dra. Lúcia Helena Sampaio, esteve nesta quinta-feira (26) na Câmara Municipal, acompanhada da diretora da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Thania Zanette, para prestar esclarecimentos sobre a gestão da saúde pública na capital. A audiência abordou temas centrais como a retomada dos serviços de raio‑x nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e a recente polêmica envolvendo a compra de medicamentos.

Durante a sessão, Thania Zanette informou que os exames de imagem foram interrompidos por atrasos nos pagamentos à empresa prestadora do serviço, com parte das dívidas remontando ao ano de 2024. Com a regularização de três folhas de pagamento em aberto, os serviços de raio-x foram totalmente restabelecidos em todas as UPAs da cidade. A diretora destacou que a medida evita a transferência de pacientes para o Hospital Municipal, reduzindo o tempo de espera e garantindo diagnósticos mais ágeis.

“A retomada dos serviços representa um avanço imediato na qualidade do atendimento. Em 2023, a suspensão dos exames por falta de pagamento chegou a durar quatro meses, atrasando diagnósticos em até quatro horas e sobrecarregando o Hospital Municipal”, lembrou Thania.

A diretora da ECSP também aproveitou a ocasião para esclarecer um suposto caso de superfaturamento na compra de dipirona. Segundo ela, o valor de R$ 7,34 registrado em nota fiscal foi resultado de um erro de digitação, já que esse valor se referia ao medicamento Dimenidrinato. A falha foi identificada antes do pagamento, e a empresa fornecedora já foi notificada para realizar a correção. O preço correto da dipirona de 10 ml/g é de R$ 1,18, conforme tabela do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária Lúcia Helena reforçou que a atual gestão tem adotado medidas rigorosas para garantir a legalidade e a transparência nos processos da Saúde. “A visita à Câmara é um ato de responsabilidade e compromisso com a população. Todas as compras seguem trâmites legais e, quando há necessidade de ajustes, eles são feitos antes da liberação de qualquer pagamento”, afirmou.

Ela ressaltou ainda o empenho da administração municipal, sob comando do prefeito Abilio Brunini, em reestruturar o sistema de saúde da capital. “Estamos arrumando a Saúde Pública todos os dias. Nosso foco é garantir eficiência e qualidade no atendimento, com responsabilidade na aplicação dos recursos públicos”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress