Mesmo sob uma fraca garoa, milhares de fiéis se reuniram na Arena Pantanal, em Cuiabá, para participar da 38ª edição do Vinde e Vede, na tarde deste domingo (2). O evento religioso, que acontece entre os dias 1° e 4 de março, tem a expectativa de reunir entre 15 e 20 mil pessoas por dia.
A programação começou no sábado (1º) com o Celebra Jovem, que seguiu madrugada adentro. No domingo, as atividades foram voltadas à Renovação Carismática, com momentos de oração, a pregação de Moisés Rocha e o encerramento com a Santa Missa.
Nesta segunda-feira (3), os fiéis poderão participar do Cenáculo Mariano de Nossa Senhora, enquanto a terça-feira (4) será marcada pelo encerramento com o Cairos.
Estratégia para aproximar fiéis e arrecadação de alimentos
O coordenador do evento, Adriano Botelho, destacou que cerca de 15 ônibus trouxeram fiéis de diversas cidades do estado, como Santo Antônio, Primavera do Leste e Lucas do Rio Verde. Além da expectativa de público, a organização também espera superar a arrecadação de alimentos. “No ano passado, arrecadamos 7,5 toneladas, e a nossa meta para este ano é chegar a 20 toneladas”, disse.
Para proporcionar uma melhor experiência aos participantes, o Vinde e Vede adotou uma nova estratégia, aproximando o palco do público. “No ano passado, muitos fiéis relataram dificuldade para enxergar os pregadores e participar ativamente. Desta vez, instalamos telões nos setores norte e sul para garantir que todos possam acompanhar”, explicou Botelho.
Pregação sobre família e Santa Missa emocionam fiéis
Ao longo da tarde, o setor oeste inferior da Arena Pantanal foi se enchendo gradativamente, e por volta das 16h, quase todas as 17 mil cadeiras já estavam ocupadas. O pregador Moisés Rocha, natural de Sete Lagoas (MG) e com mais de 30 anos de ministério, abordou a importância da família na fé católica.

“Nós estamos vivendo dias maus, onde a família não sabe para onde ir. A Bíblia e a doutrina católica nos dão essa direção. Muitas vezes, sofremos e reclamamos da vida, mas não buscamos a fonte correta. Se você sair de casa, desejar e se esforçar, a resposta vem, porque Deus é comunicador por excelência”, afirmou Rocha.
A Santa Missa foi celebrada pelo vigário Francisco Amaral, da Paróquia São João Bosco, que ressaltou a importância da fé e da graça divina. “A nossa expectativa é que aconteça uma corrente de graça, assim como no tempo dos apóstolos. Muitas vezes, pensamos na evangelização e na ação social de forma muito humana, mas a nossa meta não está na terra, e sim no céu”, declarou.
Com momentos de oração, louvor e reflexão, o Vinde e Vede 2024 segue até terça-feira (4), reunindo fiéis em busca de fortalecimento espiritual e conexão com Deus.