13 de jul de 2025
20:28

Deputados defendem múltiplas empreiteiras para acelerar obras do BRT em Cuiabá

Da redação

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Max Russi (PSB), manifestou apoio à contratação de várias empreiteiras para finalizar as obras do Bus Rapid Transit (BRT) em Cuiabá. Segundo o parlamentar, dividir o projeto em lotes menores permitirá maior rapidez na execução e reduzirá transtornos no trânsito.

“Eu tenho defendido que finalize essa primeira etapa, que faça a licitação em vários lotes, a contratação de várias empresas, em lotes menores, para que a gente tenha menos interferências no trânsito, interferências mais rápidas”, explicou Russi.

A obra do BRT tem sido alvo de críticas devido à sua longa duração, já se arrastando há mais de uma década. O presidente da ALMT destacou que a Assembleia já cobrou explicações de autoridades e empresas responsáveis para garantir a conclusão do projeto.

Na última terça-feira (5), o governador Mauro Mendes (UB) suspendeu o contrato com o Consórcio BRT Cuiabá e, no momento, busca uma rescisão “amigável”. O deputado Max Russi afirmou que, após conversas com o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (UB), as tratativas estão “bastante avançadas”.

Diante da situação, deputados têm sugerido a assinatura de um contrato emergencial para dar continuidade às obras sem a necessidade de um novo processo licitatório, que poderia atrasar ainda mais o cronograma.

O deputado Eduardo Botelho (UB) também se posicionou a favor da divisão do projeto entre várias empreiteiras. “Eu defendo também que se fatie as obras, não coloque só uma empreiteira, coloque várias, duas, três, inclusive para comparar quem está andando mais, quem está tendo problema”, afirmou.

A discussão sobre o futuro do BRT segue em andamento, com o objetivo de garantir a conclusão das obras e minimizar os impactos causados à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress