25 de ago de 2025
22:05

Curso da SES capacita 40 profissionais para atendimento odontológico de pessoas com deficiência

Formação da Escola de Saúde Pública busca qualificar cuidado odontológico prestado aos PcDs nos municípios da região de Colíder

A Escola de Saúde Pública (ESP-MT), a Coordenadoria de Saúde Bucal da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) e o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), realizam capacitação em atendimento odontológico à Pessoa com Deficiência (PcD) em Colíder, desta segunda a sexta-feira (25 a 29.8). 

O curso terá 40 horas de duração, sendo 16 horas teóricas e 24 horas práticas, com certificação da ESP, e será ministrado por seis docentes. A parte prática do treinamento será realizada na unidade do Programa Saúde da Família (PSF) Central e PSF Torre.

Serão capacitados 40 profissionais, entre cirurgiões-dentistas dos municípios de Colíder, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Kayapó, e Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) e Técnicos em Saúde Bucal (TSB).

A superintendente da ESP, Silvia Tomaz, destaca que essa capacitação deverá impactar positivamente a saúde bucal das Pessoas com Deficiência da região de Colíder.

“O projeto é coordenado pela Escola de Saúde Pública, 100% realizado pela Secretaria de Estado de Saúde em todas as regiões de saúde, durante todo o ano, pois consideramos fundamental capacitar os cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal para que sejam capazes de prestar um excelente serviço específico a essa população”, disse.

Segundo a diretora do Escritório Regional de Saúde de Colíder, Deborah Mazei, os alunos participantes do curso foram indicados pelas Secretarias Municipais de Saúde dos municípios contemplados, pois estas vagas são para os profissionais que já atuam na rede municipal.

“O objetivo do curso é qualificar os profissionais de odontologia que atuam nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e nas Equipes de Saúde Bucal (ESBs) para que estejam preparados às especificidades do atendimento odontológico da Pessoa com Deficiência. Serão abordadas as necessidades específicas de cada grupo de pessoas com deficiência, as formas de preparo antes da consulta e condutas adequadas durante o atendimento odontológico”, revelou Deborah.

De acordo com o coordenador do curso da ESP, Assis Gomes, os profissionais farão uma atividade prática de educação em saúde nas dependências da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), na tarde de quarta-feira (27.8).

“Essa ação vai coincidir com a ‘Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla’, celebrada anualmente de 21 a 28 de agosto. A Apae vai apresentar os talentos de seus alunos, como artesanato, pintura, dança, canto, entre outras atividades”, explicou o coordenador.

Dois profissionais do Ceope estão entre os professores da capacitação. Conforme a diretora do Centro, Martha Aquilino Pereira, a ideia é desmistificar o atendimento odontológico aos PcDs.

“Sempre recebemos o feedback muito positivo dos profissionais sobre os treinamentos: entendem que apenas o manejo à Pessoa com Deficiência é diferente, com características peculiares, mas que a odontologia em si realizada é a mesma. A partir daí, eles se sentem mais seguros para atender a esse público”, destacou Martha.

Além de garantir atendimento odontológico qualificado aos pacientes especiais, o Ceope tem como missão proporcionar educação continuada para melhorar o serviço bucal no Estado.

“Como o Ceope é a única referência estadual neste tipo de atendimento especializado, quanto mais capacitarmos os cirurgiões-dentistas do interior para que atendam com efetividade melhor. Assim, o Centro fica responsável por atender os casos mais complexos e as equipes treinadas nos municípios se sentem capazes e já não encaminham todos os casos para Cuiabá, o que é melhor para o paciente que não precisa se deslocar até a capital e recebe tratamento odontológico de excelência na Atenção Básica do seu município”, concluiu.

O projeto piloto desta capacitação foi realizado em 2023, com os municípios da Regional da Baixada Cuiabana, quando foram capacitados 20 cirurgiões. Desde então, mais de 220 cirurgiões-dentistas e 79 Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal foram capacitados no Estado. Ao todo, esses profissionais atenderam mais de 600 pacientes durante as capacitações.

Alunos vão atender a população no treinamento

Durante as aulas práticas, serão atendidos 64 pacientes, sendo 28 de Colíder, quatro de Itaúba, 10 de Marcelândia, 10 de Nova Canaã do Norte, quatro de Nova Guarita, quatro de Nova Santa Helena e quatro pacientes do Dsei Kayapó. 

Para a coordenadora de Saúde Bucal da Prefeitura de Colíder, Luana Cristina Ribeiro, o curso é importante para garantir que todos tenham acesso a cuidados odontológicos de qualidade. 

“Nossos profissionais serão capacitados para lidar com as particularidades de cada paciente, assim podendo oferecer um atendimento individualizado, seguro e eficiente. Dessa forma, a gente consegue contribuir para a inclusão social e a redução das desigualdades no acesso à saúde”, pontuou.

Os materiais de insumo para a capacitação serão fornecidos pelo município de Colíder. As despesas com locomoção, hospedagem e alimentação dos alunos serão custeadas pelas Secretarias Municipais de Saúde, como forma de contrapartida. O custeio dos professores e técnicos que acompanharão o curso será por conta da SES.

“Enfim, com essa capacitação estaremos melhorando a qualidade do atendimento à pessoa com deficiência, otimizando recursos dos municípios e dando maior qualidade de vida a essa população que necessita de um atendimento especializado”, concluiu Gomes.

SES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress