19 de abr de 2025
02:50

Cipem destaca potencial da madeira nativa de Mato Grosso durante Norte Show 2025

Gabriela Carvalho

Importância da rastreabilidade da madeira e do manejo florestal sustentável em reservas legais foram destacados durante a Norte Show 2025, uma das dez maiores feiras agropecuárias do Brasil. O evento teve início na última terça-feira (14) e prossegue até quinta-feira (17), noparque de exposições da Acrinorte, em Sinop. Na abertura da feira, o presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius, enfatizou o papel do produtor rural na conservação ambiental. Segundo ele,”quem preserva é o produtor, proprietário da terra”.

Com mais de 400 expositores e expectativa de movimentar R$ 4 bilhões em negócios, a Norte Show 2025 contou com a presença de autoridades, como o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes. Na abertura do evento, o chefe do Executivo estadual elogiou a grandiosidade da feira. “A Norte Show é um espetáculo, uma feira muito pujante que mostra a competência do agro de Mato Grosso e aqui da região”, disse. Mendes também abordou os reflexos para o agronegócio brasileiro com a guerra tarifária entre Estados Unidos e China. “Estamos vivendo um paradoxo no cenário internacional: um país comunista como a China defendendo fortemente o livre mercado, o multilateralismo e o livre comércio entre as nações, enquanto um país capitalista adota medidas protecionistas, como esse chamado ‘tarifaço do Trump’. Isso seria impensável há algum tempo”, disse.

Norte show

Enquanto isso, em Mato Grosso, o agronegócio demonstra sua competência e resiliência,superando adversidades como variações cambiais, juros altos, mudanças climáticas ou oscilações de preços dos produtos.”Eventos como a Norte Show refletem essa força.Uma feira que deixou de ser apenas uma festa e se transformou em uma vitrine da principal atividade econômica da região, graças ao espírito empreendedor e à capacidade de transformação do nosso povo”, concluiu o governador de Mato Grosso.

O presidente da Associação dos Criadores do Norte de Mato Grosso (Acrinorte), Moisés Debastiani, expressou otimismo com a edição deste ano. “Estamos projetando um evento ainda maior do que em 2024, com crescimento significativo em todos os aspectos”, disse, projetando incremento de até 20% no volume de negócios. O número de expositores aumentou de 350 no ano passado para 400 em 2025. Além disso, a expectativa de público é superar a marca de 60 mil visitantes registrada no último ano. “Teremos mais de 300 novas marcas, o que fortalece ainda mais o potencial de negócios.

A Norte Show 2025 oferece uma programação diversificada que inclui palestras técnicas, exposições de máquinas e equipamentos, além de eventos voltados para a formação de novas gerações no agronegócio, como o Norte Show Kids e o Campus Norte Show.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress