Fenômeno trará instabilidade climática com potencial para chuva forte, raios e fortes rajadas de vento; veja estados impactados

A formação de um ciclone extratropical associada a uma frente fria coloca o Sul do Brasil e áreas do Sudeste e do Centro-Oeste em alerta para temporais entre terça (9) e quinta-feira (11). O sistema se desenvolve entre o Paraguai, o nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul, espalhando instabilidades com potencial para chuva forte, raios e rajadas intensas de vento.
Segundo a Climatempo, o ciclone não atuará diretamente sobre Sudeste e Centro-Oeste — apenas seus efeitos indiretos (ventos e instabilidades) serão sentidos nessas regiões. O impacto será de forte intensidade, com rajadas de ventos de até 120 km/h, especialmente no litoral e nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Também é esperada queda de granizo em algumas regiões.
“Ciclones extratropicais são comuns na América do Sul, especialmente no sul da Argentina e do Chile. De 5 a 7 frentes frias com ciclones chegam ao Brasil mensalmente. A formação entre Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai é menos comum, mas já havia ocorrido em 7 e 8 de novembro de 2025 e se repete agora”, explica a agência.

Entre os locais afetados estão a Grande Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, que terão temporais já na madrugada do dia 9 e ventania mais forte no dia 10. No Sudeste, os efeitos indiretos do fenômeno atingirão São Paulo, o Centro-sul do Rio de Janeiro, e o Centro-sul e sudoeste de Minas Gerais. No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul será o estado mais impactado, com fortes rajadas de vento.
O que fazer em caso de tempestade ou chuva intensa?
- Desligar aparelhos elétricos e até o quadro geral de energia nas regiões de maiores riscos;
- Para quem mora em encostas, a orientação é estar atento e sempre ficar em local abrigado;
- Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas;
- Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda durante vendaval;
- Em caso de inundações, proteger os pertences com sacos plásticos;
- Evite enfrentar o mau tempo.




