05 de jul de 2025
18:46

Câmara Municipal de Cuiabá aprova mudanças no regimento interno e cria novas comissões permanentes

Da redação

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, nesta terça-feira (7), um projeto de resolução que altera o regimento interno da Casa, promovendo mudanças significativas na estrutura das comissões permanentes do Legislativo. A proposta, aprovada com 26 votos favoráveis, prevê o desmembramento de algumas comissões existentes e a criação de novas, com o objetivo de aprimorar o trabalho das comissões temáticas e proporcionar maior agilidade nas discussões.

A presidente da Câmara, vereadora Paula Calil (PL), destacou que as alterações visam otimizar o andamento das pautas e evitar a sobrecarga de demandas. Segundo ela, as mudanças nas comissões garantirão mais foco e celeridade nas discussões. “Por exemplo, antes tínhamos uma comissão que englobava Transporte, Urbanismo, Meio Ambiente e Defesa dos Animais. Agora, temos comissões específicas para cada um desses temas, o que facilita o aprofundamento das questões”, explicou Calil.

Outro ponto importante aprovado foi a permissão para votação híbrida em sessões extraordinárias durante o período de recesso parlamentar, uma medida que visa flexibilizar o processo legislativo.

Em relação às novas comissões, a Câmara de Cuiabá passará de 16 para 23 comissões permanentes. Entre as comissões criadas estão a de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária, Regularização Fundiária, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Rural, e Defesa do Consumidor e Contribuinte. Outras comissões também foram redefinidas, como as de Transporte e Mobilidade, Meio Ambiente e Urbanismo, e Defesa dos Direitos dos Animais, buscando um maior foco em temas específicos.

A única comissão que teve a presidência definida até o momento foi a de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que ficará sob a liderança da vereadora Samantha Iris (PL). O vereador Marcrean Santos (MDB) foi escolhido como vice-presidente, enquanto Daniel Monteiro (Republicanos) ocupará a vaga de membro titular. As demais presidências das comissões serão decididas em uma reunião do Colégio de Líderes, agendada para quinta-feira (9), na sala da presidência da Câmara. Essas reuniões, no entanto, são fechadas ao público.

Com essas mudanças, a Câmara Municipal de Cuiabá busca melhorar a dinâmica legislativa e dar maior eficiência aos trabalhos das comissões, visando um debate mais aprofundado sobre temas importantes para a cidade e a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress