O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira,28,que irá se afastar temporariamente de suas funções no legislativo estadual para se dedicar integralmente à sua campanha à Prefeitura de Cuiabá.
O afastamento deve ocorrer por volta do dia 10 de setembro, embora a data exata ainda não tenha sido confirmada.
“Eu devo me licenciar da Assembleia. Vou discutir com os deputados, com a deputada Janaina. Neste final de semana teremos uma reunião de coordenação e aí decidirei quando. Mas provavelmente será por volta do dia 10”, afirmou Botelho.
Antes de oficializar a decisão, Botelho pretende se reunir com alguns deputados e com a deputada Janaina Riva (MDB), que deverá assumir a presidência da Casa de Leis durante sua ausência.
Com o afastamento de Botelho, quem assumirá a vaga na ALMT será o deputado suplente Gilberto Figueiredo, atual secretário estadual de Saúde.
Figueiredo, que recebeu mais de 28 mil votos na última eleição, já teve uma breve passagem pelo Parlamento estadual e vê com bons olhos a oportunidade de retornar.
Ele declarou recentemente que espera pela vitória de Botelho na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, o que lhe garantiria a permanência definitiva no cargo de deputado estadual.
Na última semana, Figueiredo afirmou à imprensa que pretende conversar com o governador Mauro Mendes (União Brasil) antes de tomar a decisão final sobre assumir ou não a vaga deixada por Botelho.