Nas redes, um vídeo mostra a comemoração ridícula de parlamentares bolsonaristas com a decisão, que colocou o grupo no comando da CPMI que investiga fraudes em aposentadorias e pensões.

Em uma derrota do governo Lula, parlamentares colocaram dois bolsonaristas, o senador Carlos Vianna (Podemos-MG) e o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), na presidência e na relatoria da Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) que vai investigar as denúncias de fraudes em aposentadorias e pensões no Instituto Nacional de Seguro Social.
Candidato bolsonarista, Vianna teve 17 votos contra 14 do senado Omar Aziz (PSD-AM), que era o candidato defendido pela base do governo Lula. A CMPI é formada por senadores e deputados, num total de 32 titulares e igual número de suplentes.
Carlos Viana disse que a comissão terá de apresentar respostas ao povo brasileiro sobre o que ocorreu no INSS. Ele ressaltou ainda que não “há qualquer desejo de prejudicar a quem quer que seja que esteja na responsabilidade do INSS nos dias atuais ou dias passados”.
“[Quero] esclarecer o que aconteceu, pedir a punição dos culpados e, principalmente, gerar novos projetos e políticas que não permitam a repetição de um momento tão vergonhoso para o Brasil como o desvio de aposentados e pensionistas”, resumiu
Derrotado, Aziz reforçou que a missão da CPMI será fazer um trabalho isento e apartidário para apurar possíveis responsabilidades, sem prejulgamentos. “O trabalho que temos de fazer aqui não é ideológico. As pessoas prejudicadas, não está escrito na testa qual é a tendência política delas, temos de investigar e punir os culpados, e evitar que volte a ocorrer futuramente”.
Nas redes, um vídeo mostra a comemoração ridícula de parlamentares bolsonaristas com a decisão, que colocou o grupo no comando da CPMI.
🚨URGENTE – Oposição vence eleição de presidente da CPMI do INSS, derrubam Omar Aziz e começam a cantar “a roubalheira do PT tá acabando! Sua conduta, é imoral” pic.twitter.com/CYKuKibK2U
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) August 20, 2025
Líder da oposição no Senado, o bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN) comemorou a decisão dizendo que “vamos apurar e apresentar os culpados sem seletividade”.
“Vai ter CPMI !!!! O gov acaba de ser derrotado na eleição para presidente do colegiado, 17 x 14 Carlos Viana x Omar Aziz. Vamos apurar e apresentar os culpados sem seletividade. Fazer justiça. O relator deputado Dr Alfredo Gaspar União Brasil Alagoas. Vamos em frente”, escreveu.
Vai ter CPMI !!!! O gov acaba de ser derrotado na eleição para presidente do colegiado, 17 x 14 Carlos Viana x Omar Aziz. Vamos apurar e apresentar os culpados sem seletividade. Fazer justiça. O relator deputado Dr Alfredo Gaspar União Brasil Alagoas. Vamos em frente .
— Rogério Marinho🇧🇷 (@rogeriosmarinho) August 20, 2025
A estratégia bolsonarista é justamente incluir o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) como um dos principais operadores do esquema. O sindicato tem como vice-presidente o irmão mais velho do presidente Lula, o sindicalista José Ferreira da Silva, o Frei Chico.
A comissão vai investigar os descontos indevidos em benefícios do INSS praticados por associações de representação de aposentados, a partir de 2019, segundo investigações da Polícia Federal. A fraude pode ter chegado a R$ 6,4 bilhões ao longo de seis anos.
