Fernanda Nazário
Os alunos do Ensino Médio do Sesi Escola Cuiabá e Várzea Grande colocaram a mão na massa nas aulas de Ciências da Natureza e Matemática. Após uma aprendizagem teórica enriquecedora, os jovens receberam a missão de construir maquetes representando diferentes tipos de fontes de energia e apresentá-las em uma feira. Durante o evento, explicaram o funcionamento dessas fontes, seus impactos positivos e negativos e possíveis formas de mitigá-los.
Depois de muita pesquisa, Lavinia Motta criou uma miniatura de usina de biomassa, cuja fonte de energia é renovável e provém de matéria orgânica. “Também mostramos gráficos e tabelas com dados reais de produção de energia, analisando e comparando os resultados. A feira foi muito produtiva, pois fortaleceu nosso aprendizado, trabalho em equipe e habilidades de comunicação”, destacou a estudante.

O trabalho de Arthur Rabello abordou a energia eólica, gerada a partir da força do vento. Ele achou a experiência incrível. “A interação com os outros alunos foi fundamental. A gente trocou ideias bacanas”, comentou. Já Helaine ressaltou a importância de explicar a pesquisa e a maquete para os demais estudantes. “A gente aprende ainda mais quando ensina. Gostei muito dessa metodologia, pois ela melhora nosso comportamento e ainda fixa melhor o conteúdo na memória”, avaliou.
A exposição aconteceu durante o período de aula e contou com a participação dos alunos do Ensino Fundamental, que prestigiaram o trabalho de seus colegas. Gabriel elogiou as apresentações e destacou a importância da oratória nesse tipo de atividade. “Eles explicaram tudo de maneira fácil, para que a gente compreendesse melhor o trabalho. Gostei disso”, afirmou.
Já Gisela ficou encantada ao aprender mais sobre fontes de energia renováveis e não renováveis. “A gente usa muita energia no dia a dia, mas não conhece tanto sobre ela. Achei muito legal a feira trazer esse conhecimento para nós”, comentou.
O professor de Matemática do Sesi Escola Cuiabá, Ebson Brito, explicou que o objetivo da atividade foi desenvolver um projeto que integrasse os temas de fontes de energia sustentáveis, abordados nas Ciências da Natureza, com a análise de dados estatísticos, explorada na disciplina de Matemática ao longo do primeiro bimestre. “Essa abordagem permitiu que os alunos estabelecessem conexões entre os saberes, tornando a aprendizagem mais sólida e significativa, ao vincular teoria e prática em um contexto real e relevante”, ressaltou o professor.
Ver os estudantes enfrentando desafios técnicos, organizando ideias, trabalhando em equipe e buscando soluções com autonomia foi gratificante para a professora de Ciências da Natureza do Sesi Escola Cuiabá, Laura Monge. “Fiquei imensamente feliz em observar como cada um foi capaz de superar suas próprias barreiras, explorar habilidades muitas vezes adormecidas e apresentar protótipos bem elaborados e funcionais, frutos de muito esforço e dedicação”, concluiu.