09 de dez de 2025
18:43

Aluna de 16 anos do IFMT vai representar o Brasil em conferência da ONU organizada por Harvard

Yasmim Vitória participará de conferência internacional no Panamá e mobiliza campanha virtual para custear viagem

A estudante Yasmim Vitória Souza Dias, de apenas 16 anos, aluna do 2º ano do ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Cuiabá, foi selecionada para integrar a delegação brasileira na Harvard National Model United Nations (HNMUN), uma das maiores simulações acadêmicas da ONU no mundo. A edição de 2026 será realizada no Panamá, entre 12 e 17 de janeiro.

A conferência, promovida pela Universidade de Harvard, reúne estudantes de diversos países para discutir temas globais em formatos similares aos debates diplomáticos da Organização das Nações Unidas. Para viabilizar a participação, Yasmim iniciou uma vaquinha virtual destinada a cobrir gastos com passagens, hospedagem e alimentação.

As contribuições podem ser feitas pelo link:
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/estudante-do-if-rumo-a-conferencia-de-harvad

Também foi disponibilizada uma chave PIX para doações de qualquer valor: (65) 9997-1508.

Cheia de entusiasmo com a oportunidade de representar o Brasil, a jovem conta que foi aprovada após enviar currículo, apresentar propostas e demonstrar desenvoltura em debates sobre temas sociais, experiência que vem acumulando ao longo de sua trajetória estudantil.

“Fui avaliada em comunicação, participação social e capacidade de argumentação. Estou muito feliz e peço o apoio de todos para tornar esse projeto possível. Não é apenas uma conquista minha, mas de toda a juventude”, afirma.

A ida à conferência internacional é fruto do envolvimento de Yasmim em iniciativas sociais, políticas e culturais. Aos 16 anos, ela exerce simbolicamente o mandato de deputada estadual no Parlamento Jovem, programa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

A estudante também integra a Cruz Vermelha, participa de ações de engajamento juvenil em defesa do meio ambiente por meio da CapiClima, e ainda atua nas artes cênicas. Em outubro, foi uma das atrizes da peça “A Vida é um Presente”, escolhida como melhor espetáculo de Mato Grosso no Fetran (Festival Estudantil Temático de Teatro para o Trânsito), apresentada por alunos do próprio IFMT.

MT Fatos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress