Da assessoria
A Secretaria de Escola e Memória do Legislativo da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, nesta quinta (22) e sexta-feira (23), um ciclo de palestras do projeto Educação Legislativa em Movimento, na Escola Cesário Neto, em Cuiabá.
O projeto tem como missão aproximar o Parlamento da sociedade, promovendo ações educativas e interativas com os jovens, valorizando o papel da Assembleia Legislativa na construção da cidadania, e tem como público-alvo estudantes do ensino médio. Foram apresentadas aos alunos a história do Legislativo, palestras sobre política, cidadania e empreendedorismo, dicas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), prevenção à violência e combate às drogas, oficinas temáticas e exposições.

“O projeto visa aproximar a Assembleia da sociedade, levando o Parlamento para dentro das escolas. São palestras simultâneas, o público-alvo é toda a escola, mas a gente está focando do 9º ano ao 3º ano”, revelou a coordenadora do projeto, Adriane Silva.
O diretor da Escola Estadual Cesário Neto, Wágner Mônantah, disse que o projeto é importante para as escolas públicas de Mato Grosso e destacou a parceria com o Poder Legislativo.
“Nós temos sempre muita colaboração por parte da Assembleia dos movimentos que propomos aqui na escola. Nós temos uma sala de Educação de Jovens e Adultos funcionando dentro da própria sede da Assembleia Legislativa (na Escola do Legislativo), que acolhe os nossos estudantes e contribui para essa formação da educação de jovens e adultos. O ciclo de palestras apresenta uma programação que dimensiona os trabalhos já executados em sala de aula”, disse Mônantah.
O diretor lembrou também que a Escola Cesário Neto trabalha com o empreendedorismo. “Nós temos alunos da educação de jovens e adultos que são empreendedores, que precisam de uma atenção, de um olhar, de uma comunicação assertiva e que incentive também os estudantes a continuarem produzindo e construindo saberes que movimentam essa organização de trabalho que eles já têm construída e que, às vezes, a escola não consegue contemplar isso na íntegra”, colocou ele.
“Abraçamos o projeto quando nós fomos requisitados para aceitar essa iniciativa. A Escola do Legislativo conseguiu colocar as demandas que nós temos. O projeto casava exatamente com as problemáticas que temos. Então, para nós, são viáveis projetos que consigam abraçar as especificidades da Cesáreo Neto, que é uma escola que trabalha a educação de jovens e adultos, ensino regular e ensino médio”, destacou Mônantah.