Da redação
A Prefeitura de Várzea Grande oficializou, nesta quinta-feira (3), a contratação da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para a realização de um diagnóstico completo do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG). A análise abrangerá aspectos financeiros, patrimoniais e estruturais da autarquia.
De acordo com a prefeita Flávia Moretti (PL), o relatório da Fipe é etapa essencial para viabilizar a publicação do edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que permitirá a empresas interessadas conhecerem detalhadamente o funcionamento do DAE. “Após essa análise da Fipe, vamos soltar o edital para quem tiver interesse possa estudar, conhecer o DAE, e na sequência participar do leilão. Estudamos muito as alternativas, porém, a melhor forma é iniciarmos a concessão”, declarou a gestora.
A prefeita enfatizou que, neste momento, nenhuma negociação está em curso, e que a atuação da Fipe se restringe ao levantamento técnico para valoração do DAE. O procedimento marca o primeiro passo prático para a eventual concessão da autarquia, proposta que integrou o plano de governo de Flávia durante a campanha eleitoral.

Enquanto o processo não avança para as fases seguintes, Flávia garantiu que os serviços do DAE continuarão operando normalmente, com apoio do vice-prefeito, Tião da Zaeli. “O DAE ainda sofre com questões de vazamentos e outros problemas, por isso não podemos parar. Falei com o Tião para que nos ajude a operar o DAE e que possa fazer os investimentos necessários para avançarmos neste quesito. Não haverá lacunas na prestação de serviços à população”, afirmou.
A prefeita também assegurou que todo o processo será conduzido com total transparência. Estão previstas audiências públicas com participação da Câmara Municipal e da sociedade civil várzea-grandense.