Da redação
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), nomeou a servidora municipal e ex-vereadora Sumaia Leite de Almeida como nova presidente do Instituto de Seguridade Social dos Servidores Municipais de Várzea Grande (Previvag). A nomeação foi publicada nesta segunda-feira (31) no Diário Oficial dos Municípios, com efeitos válidos a partir do dia 1º de abril.
Sumaia assume o posto em substituição a Maria Rosaine Toledo Rosa Ribeiro. Servidora de carreira, ela já atuou no Previvag em cargo comissionado em 2017 e também foi vereadora de Várzea Grande entre 2013 e 2016, eleita pelo partido Republicanos com 1.714 votos. Ela é filha do ex-presidente da Câmara Municipal, Manoel Gonçalo Micoco.

Micoco esteve no centro de uma polêmica em 2015, quando seu nome foi citado entre os beneficiários de pensões de mercê — benefício concedido por gestores públicos a pessoas que não contribuíram com a previdência social, mas consideradas em situação de necessidade financeira. À época, uma liminar concedida pelo juiz da Primeira Vara Especializada da Fazenda Pública, José Luiz Leite Lindote, atual corregedor-geral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso para o biênio 2025/2026, suspendeu os pagamentos.
A decisão atendeu pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que alegou inconstitucionalidade e desrespeito ao princípio da impessoalidade na administração pública. Nove pessoas foram afetadas pela medida, incluindo Micoco. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) instaurou tomada de contas especial para apurar os pagamentos realizados pela Câmara de Várzea Grande durante a gestão do vereador Waldir Bento (PMDB), responsável por autorizar os benefícios no biênio 2013/2014.
Com experiência no legislativo e no setor previdenciário municipal, Sumaia agora retorna ao Previvag para comandar a autarquia em um cenário que exige transparência e responsabilidade na gestão dos recursos dos servidores públicos de Várzea Grande.