24 de jan de 2026
20:48

Tecnologia de reconhecimento facial auxilia na prisão de 10 Pessoas em Chapada dos Guimarães

Da redação

A tecnologia de reconhecimento facial do programa Vigia Mais MT, da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, foi decisiva na localização e prisão de 10 pessoas com mandados de prisão em aberto durante a operação de segurança realizada em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. A operação ocorreu entre os dias 27 e 31 de dezembro, como parte das festividades de final de ano, garantindo a tranquilidade dos moradores e turistas.

De acordo com o balanço divulgado nesta quarta-feira (02.01) pelo 1º Comando Regional da Polícia Militar, as prisões foram todas realizadas por meio da identificação de mandados em aberto, com as detenções ocorrendo após a ativação do sistema de reconhecimento facial. As 10 pessoas presas são do sexo masculino, com idades entre 30 e 45 anos. Entre os crimes relacionados aos mandados, estão homicídio, tráfico de drogas, roubo, furto, falsificação de papel moeda, além de embriaguez ao volante associada a agressão física.

Segundo a tenente-coronel Valéria Fleck, comandante da Companhia de Polícia Militar de Chapada dos Guimarães, a câmera com o sistema de reconhecimento facial foi instalada de forma estratégica na entrada do local de shows. Quando a tecnologia identificava a imagem de alguém com mandado de prisão, a informação era enviada automaticamente ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Cuiabá, que dava início à checagem da identidade e ao procedimento de prisão.

O processo de verificação passava por duas etapas: a validação dos dados pessoais, como nome e data de nascimento, e uma consulta ao Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), que confirmava a existência de algum mandado. Apenas após essa checagem detalhada, as equipes policiais realizavam a prisão.

As prisões ocorreram em diferentes dias, com a maior parte delas sendo registrada na noite de 31 de dezembro, durante a celebração do réveillon. Todas as pessoas detidas foram encaminhadas à Delegacia da Polícia Judiciária Civil de Chapada dos Guimarães para os procedimentos legais.

Além das prisões, as equipes de segurança, com o reforço de unidades da Polícia Militar, como Rotam, Ambiental e Ciopaer, assim como de cinco batalhões do 1º Comando Regional de Cuiabá, garantiram a ordem pública e a segurança dos cidadãos e turistas durante as festividades. Um caso emblemático foi o da prisão de um homem, flagrado tentando furtar uma caminhonete Hilux na noite do dia 27. O criminoso, com passagens por homicídio, roubo e receptação, é suspeito de integrar uma facção especializada em furtos e roubos de veículos.

Com a aplicação de novas tecnologias, como o reconhecimento facial, e a atuação integrada das forças de segurança, a operação em Chapada dos Guimarães conseguiu garantir um ambiente seguro para as celebrações de fim de ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress