Aeroporto de Cuiabá Marechal Rondon é oficializado como internacional

Da redação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) oficializou, nesta segunda-feira (3), a internacionalização do Aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá, um passo crucial para a expansão da infraestrutura aeroportuária do estado. Com isso, o terminal, que há anos ostentava o título de “internacional” sem operar voos comerciais regulares internacionais, agora está apto a receber voos internacionais e exportar e importar mercadorias.

O próximo passo será a negociação entre a operadora Centro-Oeste Airports, responsável pela gestão do aeroporto, e companhias aéreas internacionais, com a primeira conversa já prevista com a boliviana Amazonas. O secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou a importância da medida, afirmando que a internacionalização abre portas tanto para o transporte de pessoas quanto para a movimentação de produtos. “O aeroporto está agora alfandegado e pode receber mercadorias estrangeiras e também exportar produtos de Mato Grosso”, ressaltou.

A autorização da Anac foi acompanhada da recente liberação da Receita Federal, que vinha aguardando a conclusão do processo. A internacionalização é uma promessa antiga, uma vez que, apesar de sua denominação, o aeroporto não realizava voos internacionais comerciais há 26 anos. Com a portaria assinada pelo superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, Giovano Palma, a operação de voos internacionais agora se torna realidade.

Miranda também falou sobre os impactos econômicos que a nova configuração pode trazer. Ele mencionou que, inicialmente, o voo para Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, deve ser o primeiro a ser lançado, uma rota estratégica para conectar Cuiabá com outros destinos internacionais, como Miami e Madrid. O secretário planeja ainda explorar novos voos que possam atrair turistas para Mato Grosso, como conexões com Machu Picchu, no Peru.

Com a internacionalização, o aeroporto espera aumentar significativamente o número de passageiros, impactando diretamente o turismo e os negócios em Mato Grosso. Além disso, o novo cenário facilita o intercâmbio empresarial, pois investidores de diversos países terão maior facilidade de acesso ao estado.

O Marechal Rondon, que atualmente tem capacidade para atender até 5,7 milhões de passageiros por ano, já recebeu voos internacionais em caráter temporário, como durante a Copa do Mundo de 2014 e eventos esportivos recentes. Contudo, a mudança permanente traz a expectativa de novos voos regulares.

A administração da infraestrutura do aeroporto passou a ser responsabilidade da empresa Centro-Oeste Airports (COA) em 2019, após a saída da Infraero. Desde então, a empresa tem investido na ampliação e modernização do terminal, que agora atende aos requisitos exigidos pela Anac para operar voos internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress