Projeto “Amor Equo”, realizado em parceria com a Sociedade Hípica Cuiabana, atenderá pacientes de 3 a 60 anos e beneficiará 52 autistas do município

A Prefeitura de Cuiabá vai incorporar a equoterapia à rede pública de saúde por meio do projeto “Amor Equo”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Sociedade Hípica Cuiabana (SHC). A iniciativa garantirá atendimento terapêutico a moradores entre 3 e 60 anos, incluindo 52 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) já mapeadas pelo município.
O programa será viabilizado com um investimento de R$ 300 mil, oriundo de emenda parlamentar do atual prefeito Abilio Brunini. Quando exercia o cargo de deputado federal, Abilio também apresentou o Projeto de Lei nº 4554/2023, que incluiu a equoterapia entre as práticas terapêuticas complementares oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A formalização da parceria foi publicada na edição do dia 1º de dezembro da Gazeta Municipal, que trouxe a dispensa de chamamento público e detalhou os termos da emenda e dos serviços que serão executados pela SMS.
Reconhecida por médicos e especialistas, a equoterapia é indicada para pacientes que apresentam condições como TEA, paralisia cerebral, lesões neurológicas e outras limitações motoras ou cognitivas. A técnica utiliza o movimento do cavalo como recurso terapêutico, favorecendo ganhos físicos, emocionais e sociais.
MT Fatos.




