Serão 128 participantes da rede estadual de ensino em experiência cultural e acadêmica oferecida pelo Governo de MT

Eles participam da 3ª edição do Programa de Intercâmbio MT no Mundo 2025, uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), que oferta três semanas de imersão acadêmica e cultural no exterior.
Antes de colocar os pés no avião, os participantes se reúnem na quinta-feira (11.9), no auditório da Seduc, em Cuiabá, para o evento oficial de pré-embarque, com transmissão ao vivo pelo canal da secretaria no YouTube. O encontro será um momento decisivo para alinhar expectativas, apresentar a programação oficial e entregar os kits personalizados do programa.
De acordo com a Seduc, para os professores selecionados a jornada promete ser intensa. Todos atenderam a critérios rigorosos, como proficiência mínima B2 em Língua Inglesa e desempenho em exames internacionais. Em Londres, eles farão o curso intensivo Teacher Training Courses, além de participar de atividades culturais e visitas técnicas.
Já os estudantes, escolhidos pelo desempenho acadêmico e engajamento de suas escolas, foram divididos em grupos e ficarão hospedados em famílias anfitriãs, espalhados por sete cidades inglesas: Canterbury, Oxford, Bristol, Brighton, Worthing, Cambridge e Liverpool. Os estudantes contarão com monitores e uma psicóloga, reforçando o cuidado com o bem-estar durante a estadia.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, reforça que a expectativa é proporcional à importância do momento.
“Estamos oferecendo aos nossos estudantes e professores a oportunidade de ampliar horizontes, vivenciar outras culturas num cenário cada vez mais globalizado. Essa é uma política pública que transforma vidas e fortalece a educação de Mato Grosso”, diz Alan.
Durante os 21 dias de intercâmbio, os estudantes terão aulas intensivas de Língua Inglesa no curso General English, além de participar de city tours, atividades culturais e visitas turísticas. O pacote completo oferecido pelo programa inclui passagem aérea, hospedagem, seguro saúde, transporte público, plano de alimentação, chip de celular com internet ilimitada e ajuda de custo semanal de 250 libras.
Alan Porto reforça que, na bagagem, além da expectativa, cada participante levará o kit oficial do programa, com jaqueta térmica, camiseta, mochila, estojo, caderno, canetas, garrafa de água, capa de chuva, guarda-chuva e chip de celular. “São itens que carregam a identidade visual do projeto e marcam o início de uma experiência educacional inesquecível”, conclui.
SEDUC.