02 de set de 2025
03:28

Julgamento de Bolsonaro no STF: medo de fuga e embate com Trump repercutem fora do país

Jornais dos EUA destacam vigilância sobre o ex-presidente e possível pressão da família Bolsonaro por ação da Casa Branca

O julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus investigados por tentativa de golpe de Estado foi destaque na imprensa internacional nesta segunda-feira (1°). A sessão no Supremo Tribunal Federal está marcada para esta terça-feira (2).

O jornal The New York Times destacou que “as autoridades brasileiras decidiram apertar ainda mais a vigilância sobre o ex-líder, em meio a preocupações crescentes de que ele possa tentar fugir”.

A publicação também apontou que “autoridades estão particularmente preocupadas com as recentes tentativas de um de seus filhos de pressionar a Casa Branca a intervir no caso do pai — algo que o presidente Trump fez neste verão”.

Já o Washington Post trouxe a análise de que “no julgamento de Bolsonaro, Brasil confronta Trump — e seu passado autoritário”.

O jornal norte-americano ressalta que o Brasil convive com o espectro do autoritarismo, passando por mais de uma dúzia de tentativas de golpe e décadas de regimes militares.

“Mas ninguém na história brasileira nem general, nem político jamais foi julgado em um tribunal por subverter a vontade do povo. Até agora”, afirma a reportagem.

Já a agência de notícias Reuters destaca que o país está “dividido” em meio ao julgamento, e relembra que o caso ganhou atenção internacional quando Trump, classificando o caso como uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro, seu aliado político, e retaliou o Brasil com uma tarifa de 50% sobre vários produtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress