10 de maio de 2025
01:35

Quedas de energia ameaçam atividade do turismo em Mato Grosso

Da assessoria

Empresários do setor de turismo reclamam das constantes quedas de energia em regiões como Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Porto Jofre (Poconé), Manso e Nobres. A situação já foi comunicada pelo senador Wellington Fagundes à Energisa, concessionária de energia que atende Mato Grosso, mas a crise no fornecimento é apontada como fator limitante para a atividade do turismo no Estado.

Donos de pousadas em Nobres, por exemplo, já levaram a situação ao conhecimento do governador Mauro Mendes e do senador Wellington Fagundes e pediram uma mediação junto à Energisa para evitar o que apontam como comprometimento dessa atividade econômica. “Já chegamos a ficar dias sem energia e perdemos tudo o que estava na geladeira”, conta Anair Borgiovani, dona de pousada e presidente da Associação de Turismo Sustentável de Nobres e Rosário Oeste.

Outro dono que relata a mesma situação é Tarso Lopes, que tem uma pousada em Barão de Melgaço. Ele registra a insatisfação dos turistas que vêm de longe e, ao chegar na região, se deparam com a falta de energia elétrica. Além disso, Tarso conta que já perdeu vários equipamentos, como aparelhos de ar-condicionado e televisores. “Essa situação está comprometendo a qualidade do serviço que oferecemos, além de ameaçar nossa atividade econômica e a própria qualidade de vida de quem mora na região”, diz.
Ele conta que, em várias regiões do Estado, a energia fornecida ainda é monofásica, obrigando os empresários do turismo a investirem em geradores movidos a diesel.

“Isso encarece muito a atividade”.
O presidente da Associação Mato-grossense de Ecoturismo e Pesca Esportiva, Alisson Trindade, encaminhou ofício ao senador Wellington Fagundes, que relatou a situação ao diretor da Energisa em Mato Grosso, Marcelo Vinhaes Monteiro, e pediu providências urgentes. “Estamos falando das principais regiões de turismo em Mato Grosso. Não podemos colocar em risco essa atividade por causa do mau serviço de fornecimento de energia”, diz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress