Da redação
O mundo tem um novo líder da Igreja Católica. O cardeal norte-americano Robert Prevost foi eleito nesta quinta-feira (8) como o 267º papa da história da instituição religiosa. Aos 69 anos, ele será o sucessor do papa Francisco e escolheu o nome de Leão XIV para iniciar seu pontificado.

A tradicional fumaça branca que saiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, no início da tarde, confirmou a decisão do Colégio de Cardeais, que estava reunido em conclave desde o início da semana. A escolha de Prevost representa um marco histórico, ele é o primeiro pontífice oriundo dos Estados Unidos.
Nomeado cardeal pelo próprio Francisco em 30 de setembro de 2023, Leão XIV é membro da Ordem de Santo Agostinho. Ele nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago, Illinois. Ingressou no noviciado da ordem religiosa em 1977, em Saint Louis, e formou-se em teologia na União Teológica Católica de Chicago.
Sua eleição é vista como um possível indicativo de continuidade nas reformas iniciadas por seu antecessor, além de uma renovação do olhar da Igreja para o continente americano.